Fotos: Leandro Matheus

O programa Sanear Educação, que une a manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário das escolas municipais de Maricá à educação socioambiental dos alunos, finalizou o mês de junho com a marca de 12 escolas visitadas e 318 alunos alcançados. A iniciativa, a cargo da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), com apoio da Secretária Municipal de Educação, foi lançada em março deste ano e, a cada semana, visita pelo menos três escolas da rede.

A ação do Sanear Educação sempre começa com uma palestra sobre meio ambiente e saneamento básico, seguida de atividades recreativas para fixação do conteúdo. Lavínia Figueiredo, aluna do quinto ano da Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, no bairro Amizade, disse ter adorado a atividade.

“Adorei tudo, principalmente saber como o esgoto da minha casa e da minha escola são tratados. Se cada um fizer a sua parte, todos ajudam na preservação do meio ambiente e da nossa cidade”, disse a estudante de apenas dez anos.

O coordenador do programa, Alexsander Carvalho, contou que cada escola visitada tem suas próprias necessidades e as crianças reagem de maneiras distintas. “Entretanto, uma reação comum a todas é a surpresa ao conhecer o tratamento do esgoto, com a maquete que simula o sistema de fossa, filtro e sumidouro. O Sanear Educação agrega conhecimento e responsabilidade socioambiental para as crianças que estão sempre dispostas, animadas e participativas”, afirmou.

Diretora da E. M. Dilza da Silva de Sá Rego, Raquel Cristina, disse que a passagem do programa pela unidade rendeu frutos. “Após a palestra, os alunos nos contaram que tiveram a ideia de fazer uma ação de limpeza da areia da praia, aqui perto. Adorei!”, comemorou refletindo sobre o envolvimento dos alunos e a repercussão rápida da experiência no cotidiano da comunidade.

De acordo com o cronograma, as próximas escolas a receberem o Sanear Educação são Reginaldo D. dos Santos (05/07), C.E.M. Joana Benedicta Rangel (06/07), Conego Batalha (07/07) e Tatiana Chagas Memoria (07/07).