Foto: Divulgação

Últimos ajustes para o Arraiá de Maricá foram feitos em visita técnica na quinta-feira (30/06) para acertar detalhes referentes ao esquema de trânsito, mobilidade e segurança para este fim de semana, dias 1º, 2 e 3/07, entre as Ruas 12 e 13, na Barra. Estiveram presentes o prefeito Fabiano Horta e os secretários de Governo, João Maurício; de Turismo, Robson Dutra; de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção; de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Veras; e da Coordenadoria de Postura dos 1º e 2º distritos, Claudio Monteiro; além de representantes da Polícia Ambiental e da 6ª Cia do 12º Batalhão de Polícia Militar.

Os efetivos da Guarda Municipal de Maricá e do Proeis serão reforçados. A Polícia Militar vai atuar com policiais da 6ª Cia e viaturas de todos os serviços, como patrulhamento, feito com patamo, motopatrulha e demais viaturas de Maricá, além do apoio de quatro viaturas de Niterói e profissionais extras, como aconteceu nos finais de semana anteriores.

É importante frisar que em todas as barreiras de acesso à festa, agentes da Coordenadoria de Posturas dos 1º e 2º distritos estarão fiscalizando se o público está obedecendo as regras determinadas para o evento. Não será permitido a entrada no evento com garrafas de vidro, o uso de equipamentos de som, acampamento na praia e a presença de ambulantes não cadastrados previamente.

Fluidez no trânsito

O acesso ao Arraiá será feito pela Avenida Maysa, que contará com um trecho em mão dupla e um bloqueio na Rua 11, onde acontece o evento. Será permitido trafegar pela Rua 12 e os condutores poderão seguir até a via tranquilamente. Próximo à Divinéa, no entanto, ao lado da Lona Cultural Marielle Franco, um trecho da via será utilizado para embarque e desembarque, de todos que optarem por se deslocar até o evento em veículos de aplicativos, táxis ou vans.

Vale lembrar aos moradores do bairro Divinéa que é de suma importância ter um comprovante de residência em seus automóveis, durante todos os dias do Arraiá, para que o acesso seja permitido pelos orientadores da Secretaria de Trânsito.

Além disso, um pequeno trecho da Rua João Saldanha, que fica atrás do palco do Arraiá será destinado para estacionamento e ponto final dos ônibus Vermelhinhos, com expresso direto para o Boqueirão. O fechamento de todas as vias será realizado, diariamente, a partir das 13h.

Utilize o transporte público

A melhor opção para aproveitar o Arraiá de Maricá sem a preocupação de onde estacionar, não dirigir após ingerir bebida alcoólica e com a volta para casa é utilizar o serviço público ofertado pela Empresa Pública de Transportes (EPT) com os ônibus Vermelhinhos.

As linhas E01 (Ponta negra via Manoel Ribeiro), E02 (Ponta Negra via Cordeirinho), E01/ E14A (unificados), E02 – Ponta Negra via Cordeirinho, E03 – Ubatiba, E04 – Silvado, E06 – Espraiado, E08 – Jacaroá via Amizade, E10 – Bambuí via Manoel Ribeiro, E13 – Parque Nanci, E15 e E15A (unificadas) Retiro, E17 – Condado via Marquês, E30 – Centro X Recanto (via Flamengo) e E31- Centro X Rua 128 vão circular em horário especial, até 1h, para que moradores e turistas apreciem cada detalhe da festa.

Secretaria de Proteção e Defesa Civil

As equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá também estarão presentes durante o Arraiá de Maricá na Barra. Além disso, todo o efetivo estará a postos prestando o serviço de monitoramento e resgate nas orlas e lagoas da cidade, oferecendo segurança a moradores e turistas.

Confira a programação do Arraiá de Maricá:

SEXTA-FEIRA, 1º DE JULHO

18H30 – TRIO ESPÍRITO SANTO