Foto: Marcos Fabrício

O primeiro ciclo do programa Qualifica Maricá – iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) com a Secretaria de Trabalho – foi encerrado nesta sexta-feira (1º/07), com exposições dos trabalhos dos alunos dos cursos profissionalizantes. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão aos formados será na próxima quinta-feira (07/07), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

No polo de qualificação do Condado, os alunos dos cursos de instalação elétrica predial demonstraram o aprendizado com projetos de iluminação interna e externa, de acionamento de bombas d’água e de utilização de sensores de presença e células fotovoltaicas. Também houve uma apresentação das normas de segurança do trabalho necessárias para a execução de projetos na área de eletricidade.

“Os alunos saem daqui prontos para trabalhar em qualquer área de instalação elétrica, com exceção da rede aérea, que requer outro tipo de treinamento. Mas eles já podem, por exemplo, ser contratados pela concessionária de energia elétrica e receber esse treinamento extra. Todos aprendem a identificar cada dispositivo utilizado, bem como a colocar no papel o que deve ser feito, dentro das especificações técnicas”, explicou o instrutor Carlos Henrique dos Santos.

Aluno do curso, Marcus Ventura mora em Cordeirinho e disse ter buscado a formação para ter uma qualificação e mais oportunidades de trabalho. “Foi muito proveitoso para mim, que não tinha nenhuma intimidade com a área de eletricidade. Hoje, já posso começar uma instalação elétrica do zero, desenhando todo o sistema necessário”, afirmou ele.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here