Foto: Anselmo Mourão

Cerca de 1.100 alunos de nove escolas da rede municipal de ensino de Maricá participaram nesta quinta-feira (30/06) da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada na quadra do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, em parceria com a Prefeitura de Maricá, que já existe há mais de uma década. Com 30 anos de atuação, o Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, escola e a família, com a premissa de ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões.

Os estudantes do ensino fundamental receberam certificados de participação e os que mais se destacaram no semestre ganharam brindes. Além dos alunos, familiares lotaram a quadra e registraram o momento em várias fotos dos formandos. Para a secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, o principal propósito do Proerd nas escolas da rede é dar a noção aos pequenos do que é uma vida com dignidade. Em seu discurso, ela se dirigiu aos alunos e reforçou a importante de estar longe de qualquer tipo de droga.

“A primeira delas é o álcool. Quantas pessoas nós conhecemos que são maravilhosas até começarem a beber? Muita gente vai dizer a vocês coisas boas sobre as drogas e que é legal usar, estejam atentos a isso e não cedam. Aqui vocês aprenderam a resistir e a dizer não a elas, e assim devem continuar”, frisou Adriana.

Mães e pais orgulhosos

A aeroviária Michele Leal, de 37 anos, não tirava os olhos da filha Ana Luísa, de 10, que estava na primeira fila. “O mais legal foi apreender a dizer não às drogas”, lembrou a aluna ao final da solenidade, junto com a mãe. “Ela sempre falou muito bem das aulas com o Proerd, que deram um direcionamento importante para todos eles. Por mim ficaria até o fim do ano”, expressou Michele, que mora em Itapeba.

A mesma opinião era a do porteiro de condomínio Marcos Riter, de 58 anos, que mora no Flamengo com o filho Elias, também um dos que se formou no curso. “Acho que não tinha que parar, melhor se fosse contínuo. É uma iniciativa importante ao menos para mim, com a vivência que eu tenho. Uma ótima orientação para os nossos filhos”, avaliou o pai, enquanto o filho pontuava o que assimilou melhor no curso: “Gostei muito da parte que mostra como agir em situações de tensão, a manter o controle”, disse o estudante.

Como funciona o Proerd

O Proerd é oferecido de forma semestral a alunos das escolas participantes, que podem optar por participar. Uma vez por semana, os instrutores vão às unidades de ensino e realizam palestras sobre drogas lícitas e ilícitas e como evita-las e também sobre outras questões como o bullying.

“Queremos sempre fortalecer junto a eles o senso crítico, conceitos de respeito, moral e valores da família. Usamos ainda conceitos de ‘polícia de proximidade’ para que as crianças se tornem íntimas das forças da lei e nos tenham como referência”, explicou o coordenador do Proerd, tenente-coronel Carlos Pimenta.