Operação “Respeito ao Consumidor”. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, realizou na terça-feira (28/06) a fiscalização sanitária em um supermercado de Inoã, a partir de denúncias de consumidores. A ação resultou na apreensão e no descarte de aproximadamente 400 quilos de carnes e de outros produtos vencidos no estabelecimento. Os fiscais do Procon-Maricá constataram ainda que a área do açougue estava sem o documento necessário para o funcionamento e sem um responsável técnico trabalhando no local.

A operação foi batizada de “Respeito ao Consumidor” e contou com a participação de agentes da Vigilância Sanitária e de policiais da 82ªDP (Maricá). Após análise do material apreendido, foi feito o auto de infração e o açougue foi parcialmente interditado. Os responsáveis pelo estabelecimento foram conduzidos para a delegacia para o registro de ocorrência.

“Assim que o documento que faltava foi apresentado aos fiscais, o açougue foi novamente liberado. Fomos ao local após uma denúncia de problemas nesse mercado, onde já estivemos anteriormente. Nossas ações funcionam desta forma, por meio de informações enviadas pelos consumidores”, disse o coordenador do Procon-Maricá, Marcus Sampaio.

As denúncias podem ser enviadas por WhatsApp, pelo número (21) 97235-7207, ou registradas pessoalmente nas agências dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, Inoã e Itaipuaçu.

Outras ações do Procon

No início deste mês, dois supermercados da mesma rede também passaram por fiscalização e, em ambos, foram descartados cerca de 120 quilos de alimentos impróprios para o consumo. Outros 400 quilos foram apreendidos e também inutilizados em uma padaria no Flamengo, numa ação realizada no fim de abril.