Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Municipal LGBTQI+ e da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, realizou nesta terça-feira (28/06) sessão solene na Câmara de Vereadores de Maricá em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado anualmente em 28 de junho. Na ocasião, foram feitas reivindicações do público, apresentações artísticas e show de ilusionismo. A ação faz parte da Semana do Orgulho LGBTQIA+, que conta com uma programação especial e tem como objetivo marcar a luta pelo reconhecimento e respeito à diversidade na sociedade.

“Essa é a primeira vez que estamos na Câmara com o movimento e conselho LGBTQIA+, criado ano passado. É uma homenagem às nossas lutas e reafirmar as políticas públicas pelos direitos humanos LGBTQIA+. É fundamental também ocupar a Casa de Leis, queremos que outras leis venham para beneficiar a comunidade”, ressaltou Carlos Alves, responsável pela Coordenadoria Municipal LGBTQIA+ de Maricá.

Luta por direitos

A artista Luna Lima ressaltou o compromisso da comunidade LGBTQIA+ de ocupar espaços públicos. “É uma grande conquista estarmos ocupando locais públicos para falarmos sobre um dia tão importante, um marco na história LGBTQIA+. Estou muito feliz por estar fazendo parte dessa movimentação, que tenham muitas outras para que possamos ter acesso ao que nos é de direito”, pontuou.

Historiador e Cineasta, Wavá de Carvalho destacou a importância de celebrar a data e conscientizar a sociedade sobre a luta diária por sobrevivência. “Hoje é um dia muito importante para comunidade LGBTQIA+ devido as políticas públicas que nós desejamos conquistar, principalmente nos direitos na área do trabalho, da cultura, da possibilidade de troca de nome, de casamento… São direitos que buscamos cada vez mais”, frisou.

Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Maricá

Uma campanha foi montada pela Prefeitura de Maricá: “Uma homenagem às nossas histórias” para honrar a trajetória das pessoas LGBTQIA+, contando suas lutas e vitórias que ultrapassam estereótipos, recebendo acolhimento dos órgãos municipais. O lançamento ocorreu no último sábado (25/06) online, além dos outdoor pela cidade. Confira o restante da programação:

30/06, às 14h – Seminário do Conselho Municipal LGBTQIA+, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Domicio da Gama, 259 – Eldorado, Maricá).
02/07, às 11h – 1º Encontro Gay em Maricá, Casa dos Conselhos (Rua José Custódio Soares, 175 – Boa Vista).
03/07, às 16h – Pré-Parada LGBTQIA+ de Itaipuaçu (Rua 1, esquina com a Praia).

Origem da data

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um episódio da luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

Diante do acontecimento, foram feitos diversos protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.