Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, encerrou mais uma etapa para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A próxima fase é a elaboração do relatório técnico, previsto para ser entregue em julho que terá como base as observações e sugestões dos gestores das secretarias municipais e autarquias e dos moradores nas oficinas realizadas em maio e junho.

“Geramos elementos técnicos necessários à identificação de desejos e expectativas da população para criação do Plano de Mobilidade”, disse o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

O arquiteto e consultor do Plano de Mobilidade, Geraldo Moura, disse que o objetivo das oficinas foi obter as impressões dos gestores acerca de aspectos da mobilidade urbana e ouvir a opinião dos moradores sobre o que precisa ser alterado para melhorar o sistema no município.

“Os gestores, dentro de suas competências, opinaram e ajudaram na construção do diagnóstico da mobilidade de Maricá. Já com os moradores debatemos temas gerais, com ênfase nos problemas, para melhorar os deslocamentos da população”, afirmou Geraldo.

Pesquisas domiciliares e nos ônibus

Em maio, pesquisadores da Secretaria de Urbanismo fizeram abordagens nos domicílios e nos ônibus para entender como as pessoas se deslocam pela cidade. A pesquisa também inclui levantamentos sobre a origem e o destino das cargas urbanas, a contagem de pedestres, ciclistas e veículos e a medição da velocidade média dos veículos em determinados pontos da cidade.

As informações coletadas junto à população serão incluídas no planejamento para garantir condições de deslocamento de forma sustentável, eficiente, acessível e ágil. O site do Plano de Mobilidade (veja aqui) está no ar e contém documentos, informações e formulários de pesquisas.