Foto: Evelen Gouvêa

A Guarda Municipal de Maricá realizou nesta sexta-feira (24/06) um café da manhã com temática de festa junina para receber a visita do pequeno Heitor, de apenas 4 anos, morador de Jacaroá e admirador mirim da corporação. Bastante tímido e com um brilho de felicidade no olhar, Heitor sorria discretamente e pedia para tirar fotos no carro, na moto e no quadriciclo da Guarda Municipal. Ao lado dos pais, o menino conheceu cada setor do órgão, os integrantes e um pouco das tarefas e ações dos agentes no dia a dia. O pequeno conversou pelo rádio com outros profissionais e foi levado para um passeio na van da corporação pelo bairro de Araçatiba.

Mãe do pequeno, Mariana Nogueira, 35 anos disse que o filho é apaixonado pelos “guardas que usam a farda azul” e não se cansa de tirar fotos com eles. “Toda vez que ele vê um guarda municipal, quando está saindo da escola ou em qualquer outro lugar, ele me faz parar para tirar foto. Eu sempre falo da questão de andar de cinto e na cadeirinha e lembro que precisa usar porque o guarda pode chamar a atenção. Eu ensino a ele que os guardas são bons e que fazem isso porque cuidam da gente e do trânsito”, explicou.

Com a ajuda de uma amiga, mãe conseguiu realizar o sonho do filho

As fotos postadas por Mariana nas redes sociais, do filho com guardas municipais, chamaram a atenção de uma amiga com quem havia trabalhado há algum tempo, a Lauany, que é filha de uma guarda municipal da cidade. Ela contou a história de Heitor para sua mãe, que relatou tudo que ouviu para o comandante da corporação, Jean Medeiros. Então, Samantha, que trabalha na Ouvidoria da Guarda, foi orientada a entrar em contato com a família, convidando o pequeno para o encontro especial.

“A Samantha marcou o dia e nós viemos. Ele ficou ansioso a semana inteira, porque eu falei que ele só viria hoje, se ficasse comportado. Acordou às 5h30 hoje perguntando se já estava na hora de ir para a Guarda. Heitor tinha o sonho de conhecer os guardas e sempre que eu puder, vou fazer tudo para realizar os sonhos do meu filho. Só gratidão mesmo por esse dia”, revelou a mãe do menino, agradecida pela oportunidade.

Guarda Municipal não é bicho papão

Ao saber da existência de um admirador mirim, o comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros, organizou tudo para que a data ficasse guardada na memória do pequeno maricaense. Heitor foi presenteado com algumas lembranças: um boné, dois brevês (sendo um da Guarda e o outro da Ronda Escolar) e um distintivo.

“Muitas vezes nós somos chamados para botar medo nas crianças. Não é essa a nossa intenção. Nós somos amigos deles e queremos, junto com eles, construir um futuro melhor. A presença do Heitor aqui é exatamente para mostrar esse tipo de visão, sobre a imagem da instituição. Nós trabalhamos segurança pública, mas queremos mostrar que as crianças podem chegar perto da gente e não precisam sentir medo. Muito pelo contrário, elas devem se sentir seguras, porque nós estamos aqui para defendê-las. Não só a elas, como todo cidadão”, explicou o comandante.