Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, imuniza os grupos prioritários que ainda não receberam a dose contra a Influenza (gripe) e o sarampo até esta sexta-feira (24/06) em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h. A vacinação contra a gripe é fundamental para evitar o desenvolvimento de quadros graves de síndrome gripal, em um período de aumento nos casos da doença, que tradicionalmente se intensifica nas estações mais frias, como o inverno. Até o momento, mais de 34 mil maricaenses receberam a vacina contra a gripe e 5 mil pessoas se imunizaram contra o sarampo.

Os grupos prioritários que integram a campanha de combate à gripe são: idosos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; além de funcionários do sistema de privação de liberdade.

Em relação ao sarampo, podem se vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores de saúde das redes pública ou privada.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou que a imunização contra a gripe e o sarampo é essencial, principalmente neste início de inverno, período de maior incidência da gripe.

“Chegamos no momento final da campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo e precisamos que os grupos prioritários compareçam aos polos de vacinação para se imunizarem. Estamos no inverno, estação do ano mais propícia ao desenvolvimento de síndromes gripais e respiratórias, portanto a vacinação assume um papel ainda mais urgente, protegendo a população e, no caso de contaminação, evitando quadros graves. Estamos mobilizados pela saúde e precisamos que todos se unam a essa corrente. Procure a sua unidade de referência e vamos vacinar!”, afirmou.

Documentos necessários para se vacinar

Para receber a dose anual contra a gripe, é necessário apresentar documento de identidade com foto e os seguintes comprovantes, de acordo com os grupos especificados abaixo:

– Crianças: devem levar a caderneta de vacinação;

– Trabalhadores do transporte rodoviário, das forças de segurança e salvamento, ou portuários: devem apresentar identidade profissional ou crachá;

– Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente (a partir de cinco anos de idade): apresentar a solicitação médica, com indicação da doença ou deficiência;

– Puérperas: certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do recém-nascido.

Em relação à imunização contra o sarampo, o responsável legal deverá comparecer a uma das salas de vacina com um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. Lembrando que as crianças ou trabalhadores da saúde que já receberam uma dose da tríplice viral também poderão ser vacinados.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here