Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quarta-feira (22/06) uma série de atividades lúdicas voltadas à alimentação saudável na Escola Municipal Brasilina Coutinho, no bairro Silvado, que integram o Programa Saúde na Escola. No local, uma equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde da Família (USF) Ubatiba, que atende a região, realizou uma dinâmica com 40 alunos de 5 a 10 anos, que assistiram vídeos educativos, participaram de roda de conversa sobre hábitos alimentares e tiveram as dimensões corporais medidas pelas profissionais, com o objetivo de identificar possíveis casos de sobrepeso, obesidade ou desnutrição.

A dinâmica contou com uma médica da família, enfermeira, fisioterapeuta, auxiliar de dentista, agente comunitário de saúde, além de uma nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF). Todas as crianças acolhidas na escola são acompanhadas continuamente pela USF Ubatiba e, caso haja necessidade, são encaminhadas para atendimento especializado na unidade, a partir da avaliação feita nas visitas à escola.

Daiana Carvalho, nutricionista do NASF e responsável por organizar a dinâmica, ressaltou o papel do programa para prevenir casos de obesidade e desnutrição, além de utilizar mecanismos que entretêm as crianças para estimular hábitos saudáveis.

“Nossa atuação na escola é multidisciplinar, buscando promover a alimentação saudável já na infância, evitando, assim, que se desenvolvam quadros de obesidade e desnutrição. Esse espaço de trocas é muito importante e passa por ações lúdicas e dinâmicas que prendem a atenção das crianças. É um momento de analisar os hábitos alimentares, incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes, além de acompanhar como está a criança, com encaminhamento para uma consulta na USF caso seja identificado qualquer problema”, afirmou.

O aluno Rafael Soares, de 9 anos, participou da atividade na Escola Municipal Brasilina Coutinho e aprovou os ensinamentos.

“Aprendi bastante sobre alimentação saudável na escola. A partir de agora, vou comer mais frutas e legumes em casa, mas já gosto de alface e tangerina. Adorei participar dessa atividade”, disse.

Programa Saúde na Escola abrange toda a cidade

O Programa Saúde na Escola tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, realizando, continuamente, ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O foco principal está no enfrentamento às vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede municipal de ensino, como o sobrepeso, a obesidade e a desnutrição.

A iniciativa atua em todo o município e conta com seis equipes multidisciplinares do NASF, além de profissionais das 24 USF, que atuam localmente de acordo com a região de abrangência de cada unidade. O programa inclui diversos profissionais da área, como enfermeiros, médicos da família, dentistas, assistentes de saúde bucal, nutricionistas, fisioterapeutas e agentes comunitários de saúde. Com isso, há integração ao contexto escolar e social dos bairros, entendendo as demandas e particularidades de cada localidade.