Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura de Maricá encerra nesta sexta-feira (24/06) as inscrições para os cursos do programa Qualifica Maricá, iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) com a Secretaria de Trabalho. Cerca de 1.300 moradores foram sorteados no segundo ciclo e precisam comparecer em um dos polos do projeto – Inoã, Itaipuaçu, Condado ou Centro, das 9h às 20h – para confirmarem as matriculas. O programa, que oferece cursos de qualificação profissional em várias áreas, teve 4.359 inscritos nesta etapa. Aulas começam dia 11 de julho.

Os sorteados devem apresentar documentos de identificação civil, CPF, NIS (Número de Inscrição Social), e os comprovantes de vacinação da Covid-19, escolaridade e residência, além de fornecer um número de telefone. Aqueles que participam dos programas sociais do município e declararam isso no ato da inscrição também precisam apresentar o comprovante de participação – 30% das mais de mil vagas são reservadas para beneficiários de programas sociais da Prefeitura e para pessoas com deficiência.

Nos dias 27 e 28 de junho, será divulgada a lista de vagas não preenchidas e os candidatos aptos a fazer a matrícula. Para esses casos, a matrícula poderá ser feita de 27 de junho a 1° de julho. Todo o conteúdo estará disponibilizado no site www.qualificamarica.com.br.

As aulas serão realizadas presencialmente, com duração total de três meses. Após o período, os alunos receberão um certificado que atesta a qualificação profissional no curso escolhido. Os cursos mais procurados foram Assistente Administrativo e Assistente de Logística, na área administrativa, e Instalador de Drywall e Eletricista Instalador Predial, entre as qualificações de empreendedorismo.

Endereços dos polos de qualificação profissional

– Centro: Rua Barão de Inoã, 500

– Condado: Rodovia Amaral Peixoto, Km 27,5

– Inoã: Rua do Mamoeiro, lote 12, quadra 02

– Itaipuaçu: Avenida Carlos Mariguella, 160

Cronograma:

Matrículas dos sorteados: até 24/06, de 9h às 20h

Matrículas repescagem: 27/06 a 01/07 (público remanescente do sorteio anterior)

Início das aulas: 11/07

Cursos do Programa Qualifica Maricá:

No primeiro ciclo, em março, foram sorteados 1.150 moradores entre os 4.800 inscritos. Os dez cursos oferecidos são de Assistente de Recursos Humanos, Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista Instalador Predial, Mecânico em motocicletas, Operador de Computador, Pedreiro de Alvenaria, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Formação Inicial em Gesseiro e Instalador Hidráulico Residencial.

Os cursos serão em quatro polos de qualificação – Inoã, Itaipuaçu, Condado e Centro –, sendo alguns deles repetidos em turnos diferentes no mesmo polo e/ou disponibilizados em mais de um polo. Os inscritos são sempre sorteados para preencher as turmas, cada uma com 25 vagas, obedecendo cada chamamento.

Mais cursos em setembro

Pelo edital, publicado no portal do ICTIM (www.ictim.com.br), a cada término de curso, um novo sorteio será realizado. O projeto foi dividido em três etapas ao longo de 2022: primeiro ciclo em março, abril e maio; segundo ciclo em junho, julho e agosto; e terceiro ciclo em setembro, outubro e novembro. A lista dos sorteados pode ser acessada pelo site: www.qualificamarica.com.br.