Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informa que não há possibilidade de chuva nos primeiros dias do inverno. O mesmo cenário se repete até quinta-feira (23/06), sem previsão de chuva por causa do sistema de alta pressão que mantém o tempo estável no município.

O céu se manterá claro e/ou com poucas nuvens e a temperatura mínima de 16ºC e a máxima de 28°C. Os ventos terão intensidade fraca a moderada. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 90%, nesta terça-feira (21/06) e até meio-dia de quarta-feira (22/06).

Na tarde desta quarta, e na manhã desta quinta-feira (23/06), o céu permanece claro e/ou com poucas nuvens e sem previsão de chuva. Os ventos terão intensidade fraca a moderada, temperatura mínima de 16°C e máxima de 29°C. A umidade relativa do ar vai variar entre 35% e 80%.

As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional e podem ser acionadas pelos telefones 199, 2637-1999 ou pelo WhatsApp (21) 97000-5782.

Características da estação

No inverno, com início nesta terça-feira (21/06) e término dia 22/09, as noites são mais longas e os dias mais curtos e diminui as chuvas, principalmente na regiões Sudeste, onde os meses de julho e agosto serão predominantes de dias secos e ensolarados, as precipitações são baixas ao longo da estação. As temperaturas devem permanecer acima da média (23°/25°) em grande parte da região, sem descartar a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio, podendo ocorrer formação de geadas em regiões de altitude elevada.

O que é um sistema de alta pressão?

A pressão atmosférica é um dos fatores que determinam as condições do tempo. Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades (sistema de baixa pressão). Já a alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva (sistema de alta pressão).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here