Foto: Ângelo Bernardelli

A Prefeitura de Maricá recebeu na cidade, no dia 14/06, cerca de 30 alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF) para conhecerem os projetos de agroecologia. O grupo visitou as unidades instaladas na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado; a horta comunitária do Manu Manuela; e a Praça Agroecológica de Araçatiba. Conheceram as técnicas empregadas em cada localidade e participaram do plantio de mudas. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).

O secretário Julio Carolino disse que os alunos levaram sementes e mudas de vegetais para iniciarem ou expandirem suas próprias hortas. A professora de Nutrição da universidade, Roseane Barbosa, disse que os participantes vivenciaram práticas de cultivo utilizando diferentes manejos agroecológicos, além da troca de experiências entre eles e a equipe técnica. “Acreditamos no potencial da experiência de Maricá como inspiração para desenhos de políticas públicas capazes de fortalecer a agroecologia no território”, disse a professora.

Praça agroecológica

A colheita do plantio na praça agroecológica de Araçatiba; nas hortas comunitárias de Itapeba, Guaratiba e Parque Nanci; e na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado; é utilizada na merenda das escolas da rede municipal, nos pratos do Restaurante Municipal Mauro Alemão (Inoã), e doada a moradores. Plantas medicinais, ornamentais e aromáticas também compõem os canteiros dos espaços públicos onde há o plantio.