Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu na manhã desta quarta-feira (15/06), Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, um café da manhã na sede da pasta com bate-papo, aferição da Pressão Arterial (PA), apresentações de dança cigana, zumba e do grupo musical da Terceira Idade, além de palestra com tema “Violência contra o idoso”, para 150 moradores.

“As pessoas frequentadoras dessa casa têm uma energia imensurável. O universo da terceira idade de Maricá é muito participativo e esses idosos representam isso. A violência é múltipla e temos que construir políticas e programas para exterminá-las. É por isso que Maricá respeita o idoso, insere o idoso e busca sempre políticas para melhorar a vida deles!”, comentou o prefeito Fabiano Horta, que participou do encontro.

Os palestrantes foram a assistente social Margarete Fernandes, o psicólogo Luiz Otávio Costa da Silva e a fisioterapeuta e doutora em Saúde Pública Priscila Pazos, que falaram sobre as questões que as pessoas acima dos 60 anos enfrentam em sua rotina, os preconceitos sofridos pela idade, os tipos de violência contra o idoso (física, psicológica ou o abandono) e as dificuldades em encontrar oportunidades de trabalho.

Junho Violeta

Como forma de alertar para esta violência, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu junho como o mês para sensibilizar a sociedade sobre o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, sendo definido como Junho Violeta. A data visa levar à disseminação da compreensão da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

A costureira Angélica da Silva, de 53 anos, conta que a casa colabora com sua prática esportiva, diversão e é uma oportunidade de fazer mais amigos. “Os idosos são tachados como frágeis por conta da idade e, por isso, muitas pessoas acabam infantilizando e até mesmo tirando o poder de decisão. É importante ter um local como esse para auxiliar na prática esportiva, na relação com novas pessoas… Esse evento nos mostrou a importância de termos pulso firme!”, afirmou.

De acordo com os números do relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2019, apontando que 37,7 milhões de brasileiros são pessoas idosas com 60 anos ou mais, a negligência é o tipo de violência mais comum contra o idoso, representando 41% do total das denúncias, seguindo da violência psicológica (24% das denúncias), abuso financeiro (20%), violência física (12%) e a violência institucional (2%).

Ainda de acordo com dados divulgados, em torno de 65% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima, como filhos, noras ou genros. Para denunciar um caso de violência é só ligar para o Disque 100.