A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com a ONG Contato e o Instituto Federal Fluminense (IFF), vem promovendo desde janeiro o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras, com encerramento previsto para setembro. A aula inaugural aconteceu no auditório do IFF Maricá, para alunos e convidados, respeitando os protocolos sanitários de combate à Covid-19. O curso atende 200 alunos, entre moradores, servidores e profissionais de diversas áreas, que lidam diretamente com pessoas surdas ou buscam se profissionalizar.

“A Língua Brasileira de Sinais (Libras) promove a inclusão social da pessoa com deficiência auditiva preservando sua identidade e sua cultura, além de romper a barreira comunicacional com as demais pessoas. A Libras é a garantia de acesso aos direitos estendidos a todos os cidadãos!”, afirmou a gerente do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), Crys Perlingeiro, destacando a importância do curso para fortalecer o processo de inclusão na cidade.

As aulas, que oferecem instruções de nível básico e intermediário em Libras, estão sendo remotas (pela internet), por meio da plataforma Zoom Meetings, contando com 160 horas de capacitação e emissão de certificado de conclusão reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

“O curso de libras me proporciona inclusão no mercado de trabalho, o prazer de me relacionar com pessoas que precisam ser entendidas e aceitas, além da excelência de qualidade do curso. É maravilhoso!”, disse a aluna Andreya Tavares, jornalista, moradora do bairro Vale da Figueira.

Suporte aos alunos com dificuldades no acesso à tecnologia

Os matriculados no curso de Libras que tenham dificuldades de acesso à internet, ou que necessitem de equipamentos de tecnologia assistida para o uso do computador, podem utilizar gratuitamente a sala de informática do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), fruto do termo de colaboração entre a ONG Con-tato e a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além da sala com computadores, o curso também disponibilizou apostila.