Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, encerrou o curso que capacita a atuação no Grupamento Maria da Penha, nesta terça-feira (16/05), no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. Trinta e quatro profissionais, entre guardas municipais e agentes operacionais da Seop, participaram da palestra.

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha do Rio de Janeiro, a tenente-coronel Cláudia Moraes apresentou a capacitação com o tema “A vida começa quando a violência acaba”. “Muitas vezes, a gente precisa se sensibilizar, porque, na nossa vida de segurança pública, damos mais atenção ao criminoso do que à vítima. Nossa missão é proteger e salvar as mulheres, mas temos que lembrar que nós não somos onipresentes e oniscientes. Não temos como proteger todas as vítimas o tempo todo”, iniciou Claudia.

Segundo a coordenadora, é preciso conscientizar a sociedade de que a violência contra a mulher é crime e que acontece, muitas vezes, dentro da casa da própria vítima. “Com esse trabalho, esperamos evitar o feminicídio. Vocês vão encontrar mulheres machucadas por dentro e por fora que se submetem à violência para não ver seus filhos passarem fome. É preciso estar preparado emocionalmente e juridicamente, porque os autores mais problemáticos têm dinheiro, advogado e Wi-Fi”, pontuou a servidora, parabenizando Maricá pela iniciativa de montar o grupamento na cidade, que está sob a coordenação do guarda municipal Luan Rocha.

Secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras falou sobre a importância da troca de experiências para uma atuação mais humanizada e que dispensa o uso de armas. “Saber que a Secretaria de Ordem Pública é pioneira com a Emar nessa questão do curso de extensão já chancelado de nível superior, para mim, é importantíssimo. Quem me conhece sabe o quanto sou incentivador da especialização, acho que isso é fundamental e tem sido o nosso norte. A valorização do ser humano, dos nossos agentes, tem um reflexo direto na qualidade do serviço prestado à população”, afirmou Veras.

Força local e criação de vínculos

Promotora pública de Maricá, Renata Scarpa falou sobre o fortalecimento da atuação do grupamento na comunidade. “A Guarda é hoje, sem dúvida alguma, a força de segurança que mais tem chances de nos ajudar a superar o problema da segurança pública e, principalmente, esse desafio da violência doméstica, porque a Guarda é uma força local. E a gente sabe que, infelizmente, a violência doméstica é recorrente. Então, se a gente construir vínculos com as vítimas, certamente, a longo prazo, a gente consegue melhorar esse cenário”, declarou a promotora.

Também participaram da iniciativa representantes de outras secretarias de governo, da Casa da Mulher e do poder legislativo de Maricá, além de integrantes da Guarda Municipal de Quissamã. A capacitação contou com 42 horas/aula e é fruto de uma parceria da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional com a Escola Municipal de Administração Maricá (Emar) e a Casa da Mulher.