A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), abre 80 vagas para inscrições no Programa Municipal de Controle Reprodutivo, a partir do dia 13/06, de forma presencial, por tutores maiores de 18 anos, na sede da coordenação, destinadas a gatos machos e fêmeas (20 vagas cada) e a cães machos e fêmeas (20 vagas cada).

“A castração é uma das ferramentas fundamentais para o controle populacional de cães e gatos. Estamos priorizando a castração dos animais que vivem em situação de rua, aplicando o protocolo de Captura, Esterilização e Devolução para natureza (CED) e para as pessoas que se enquadram no perfil de vulnerabilidade social. Atualmente, estamos oferecendo 100 vagas mensais, mas em breve este número será aumentado para 800 dando prioridades para cadelas e gatas”, expôs o coordenador, Fabiano Novaes.

Instruções básicas sobre o procedimento

O projeto é destinado principalmente às pessoas que não têm condições de pagar as cirurgias de ovariosalpingohisterectomia (retirada do útero e ovários) ou orquiectomia (retirada dos testículos) em uma clínica veterinária particular. Não serão realizadas cirurgias em cadelas no cio, prenhas ou em lactação (amamentando filhores).

Também não serão realizadas cirurgias em animais braquicéfalicos (ex: boxer, shith-zu, pug, gato persa, etc). Os animais devem ter entre cinco meses e seis anos e de 3 a 20kg. Será realizada a cirurgia de castração de dois animais por cadastro de pessoa física (CPF) do tutor. No caso de cadelas, é permitido apenas uma castração por CPF. As vagas ficarão disponíveis durante todo mês até que sejam esgotadas. Devido à procura por procedimentos em cadelas ser alta, as vagas geralmente são encerradas no primeiro dia.

Documentos necessários:

– Cópia do comprovante de residência;
– Cópia da identidade e CPF ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Cópia de comprovante de rendimentos;
– Número de Inscrição Social (NIS);
– Cartão Mumbuca ou Bolsa-Família;
– Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outro comprovante de rendimento que comprove renda familiar de até três salários mínimos.