Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá promove, nos dias 13 e 14 de junho, o seminário “A economia da funcionalidade e da cooperação e o desenvolvimento territorial: Maricá e o Ecossistema da Alimentação Saudável”, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com o Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ. O encontro acontecerá no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Rodovia Amaral Peixoto s/nº, Itapeba, das 9h às 17h.

O seminário reunirá pesquisadores e empreendedores para debater e demonstrar casos concretos de transformação do modelo econômico de acordo com a Economia da Funcionalidade e da Cooperação. Um dos responsáveis por iniciar a economia da funcionalidade e da cooperação na França, o professor Christian du Tertre, do Laboratório de Análise do Trabalho e das Mutações nas Indústrias e Serviços (Laboratoire d’Intervention et de Recherche Atemis), tem ajudado Maricá na implantação do projeto na cidade para promover um desenvolvimento sustentável e diminuir as desigualdades sociais.

Na segunda-feira (13/06), as conversas serão sobre “A economia da funcionalidade e da Cooperação (EFC): conceitos operacionais e casos no Brasil sobre o Bem-viver Alimentar”, com experiências em Minas Gerais, no Amazonas e em Volta Redonda (RJ). Já na terça (14), será a vez de “O projeto Maricá: apresentação dos atores e seus projetos preliminares”, com três mesas de debates entre empresas, produtores rurais, representantes de restaurantes populares e as secretarias de Educação, Economia Solidária, Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.

“Ter eventos esclarecedores como este ajudam a disseminar a informação e orientar os interessados em participar ou compreender mais sobre o projeto. O programa Bem-viver Alimentar irá ajudar muitas famílias de Maricá. Então, compreender o projeto e seus reflexos para nossa cidade e toda a região, a partir dos casos de sucesso na França e em Maricá, trará ainda mais ânimo e informações para o que estamos implantando”, comenta o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera.

Estarão presentes representantes do Instituto Europeu da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (IEEFC), do Clube Economia da Funcionalidade e da Cooperação (Clube EFC-Rio), do Laboratoire d’Intervention et de Recherche Atemis (o francês Laboratório Análise do Trabalho e das Mutações nas Indústrias e Serviços), de diversas universidades, empresas e entidades da sociedade civil, além de órgãos da administração de Maricá.

“O evento será uma oportunidade de desenvolver uma nova proposta de modelo econômico voltado para o território, o município de Maricá, envolvendo diversos atores econômicos e sociais, para o desafio de uma rede de bem-viver alimentar”, afirmou um dos responsáveis pela organização do seminário, o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos.