Foto: Antônio Fedele

Maricá marcou presença na Semana do Meio Ambiente da Rio 2030, realizada de 6 a 10/06, no Museu do Amanhã, no Rio, com uma exposição de projetos implantados pela Prefeitura e que vêm se tornando referência em desenvolvimento sustentável. Com o tema “Maricá Sustentável”, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, fez a palestra com destaque para o ônibus híbrido – tecnologia desenvolvida em parceria entre o município e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para futura substituição da frota dos ônibus Tarifa Zero do município.

“Maricá utiliza recursos dos royalties provenientes do petróleo – uma matriz energética poluente –, para financiar a criação de arranjos produtivos locais sustentáveis e com compromisso sólido com a proteção do meio ambiente. Em Maricá, trabalhamos para gerar empregos a partir da proteção do meio ambiente e o projeto do ônibus sustentável é a maior prova disso”, afirmou o secretário.

Mestre em Relações Internacionais e Oficial Nacional para o Brasil na ONU-Habitat, Rayne Ferretti se disse impressionada com as ações de Maricá para o desenvolvimento sustentável. “Estou fascinada com a quantidade de projetos que Maricá vem apresentando e suas políticas inclusivas. Eu conheci as bicicletas Vermelhinhas, que são uma opção de locomoção saudável e não poluente. O secretário Igor trouxe os temas da economia verde, mobilidade verde e de como trabalham estes projetos visando a criação de empregos, de arranjos produtivos novos para a cidade”, disse Rayne.

Rio 2030

A Rio 2030 é uma plataforma que ativa, mobiliza e engaja atores sociais como o governo, setor privado, Academia e sociedade civil na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030, criando modelos escaláveis e replicáveis para outras cidades do mundo, a partir do estado do Rio de Janeiro. O Comitê Organizador da Rio 2030 entende que a resposta para os desafios da sustentabilidade está na integração do conhecimento e da capacidade de agir de toda a sociedade.

Entre os objetivos da organização está a recuperação de um dos mais belos patrimônios naturais do estado do Rio de Janeiro: a Baía de Guanabara; universalizar o fornecimento de água e esgoto para cerca de 10 milhões de pessoas nos próximos 12 anos; ressignificar a relação dos municípios e a população do seu entorno com a Baía; e colocar em prática ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PEDUI), tornando-a balneável novamente.