Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Trabalho e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), oferece mais de 1.300 vagas para jovens a partir dos 18 anos, no segundo ciclo de inscrições dos cursos de qualificação profissional do Qualifica Maricá para diversas áreas. A nova fase de inscrições terá início nesta quinta-feira (09/06), às 9h, e seguirá até o dia 19, às 23h59, devendo ser realizada através do site www.qualificamarica.com.br.

“Para conseguir se destacar no mercado de trabalho sabemos que a qualificação profissional é essencial, pois o cidadão está aperfeiçoando seus conhecimentos. Sendo assim, lançamos a segunda edição do projeto Qualifica, tendo em vista a grande demanda que houve na primeira edição”, destaca o secretário de Trabalho, Marcus Bambam.

Diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera acrescentou que ir em busca do conhecimento é a chave para o sucesso na carreira profissional. “O processo de qualificação precisa ser constante”.

As vagas são limitadas a uma por pessoa e disponibilizadas em dez modalidades de cursos para o cidadão maricaense. Entre as opções, existem oportunidades para Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Operador de Computador, Camareira em Meios de Hospedagem, entre outros. As turmas terão duração de três meses cada e início das aulas no dia 11 de julho. São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, a partir do fundamental completo, com carga horária que varia de 160 a 280 horas/aula.

Para se inscrever, é necessário possuir documento de identificação civil, CPF, comprovante de residência e telefone. Em 21 de junho, será realizado um sorteio para seleção dos candidatos, que será divulgado no dia seguinte, através do site do projeto. Do total de vagas, 30% são destinadas exclusivamente para participantes dos programas sociais da prefeitura e para pessoas com deficiência. O primeiro ciclo do projeto prevê a formação de mais de mil maricaenses. Os cursos serão ministrados presencialmente, em quatro polos distribuídos no município (Centro, Condado, Inoã e Itaipuaçu).

Cronograma:

Período de inscrição: 09/06/2022 (a partir das 9h) até as 23h59 do dia 19/06/2022

Sorteio: 21/06/2022

Divulgação dos sorteados: 22/06/2022 (no site www.qualificamarica.com.br)

Período de matrícula dos sorteados: 22/06/2022 a 24/06/2022 (nos polos do Qualifica)

Verificação de disponibilidade de vagas: 27 e 28/06/2022 (no site www.qualificamarica.com.br)

Período de matrícula das vagas remanescentes: 27/06/2022 a 01/07/2022 (nos polos do Qualifica)

Endereços dos polos do Qualifica Maricá:

Inoã – Rua do Mamoeiro, lote 12, quadra 02

Centro – Rua Barão de Inoã, 500