A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, celebrou nesta sexta-feira (03/06), o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, comemorando a efetividade dos equipamentos existentes voltados ao combate à obesidade nessa faixa etária e simbolizando a data com atividades lúdicas na Unidade de Saúde da Família (USF) Ponta Grossa.

Atualmente, o município conta com seis equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que incluem nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, atuando de forma integrada e multiprofissional na prevenção da doença e estimulando a adoção de hábitos saudáveis pelas crianças. Além disso, grupos terapêuticos também são oferecidos, permitindo o compartilhamento de vivências e a inclusão efetiva dos pais e responsáveis em todo processo.

“No combate à obesidade infantil, precisamos ter um apoio multidisciplinar e integrado, e em Maricá contamos com esse suporte. O estímulo à alimentação saudável passa por nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, que atuam juntos e integrados também às famílias das crianças – de suma importância para que a mudança de hábitos ocorra em casa. A obesidade infantil pode gerar doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares precoces, então é preciso que trabalhemos na conscientização e prevenção, algo em que a cidade já atua e que essa data simboliza”, destacou Elisa Simas, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria de Saúde.

Programa Saúde na Escola

Em outra frente, o Programa Saúde na Escola promove atividades que estimulam a alimentação saudável e fomentam a segurança alimentar e nutricional, atuando em 54 unidades de ensino do município. A iniciativa está presente em escolas onde há perfil de maior vulnerabilidade social, ou seja, crianças em condição de fragilidade econômica, inseridas em famílias de menor renda. O programa é de suma importância no combate à obesidade, já que, em famílias nesse perfil, por vezes, há falta de alimentação com os nutrientes adequados, o que o “Saúde na Escola” busca mudar, apresentando aos responsáveis alternativas para melhora da alimentação.

Programa Crescer Saudável

Nesse contexto, também há o Programa Crescer Saudável, que realiza ações com crianças de até 10 anos de idade nas USF, impulsionando o consumo alimentar consciente, aliado à readequação de hábitos alimentares inadequados. Além disso, há hortas em 11 unidades de saúde, que auxiliam na segurança alimentar, e em todas as USF é feita uma abordagem multidisciplinar voltada à conscientização sobre a alimentação saudável, que envolve nutrição, saúde bucal, psicologia, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dentre outros.

Ação na USF Ponta Grossa marcou o combate à obesidade mórbida infantil

Nesta sexta-feira (03/06), dia em que é celebrado o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, a USF Ponta Grossa se mobilizou pela data. Os profissionais de saúde da unidade promoveram uma atividade lúdica voltada às crianças, pais e outros familiares atendidos no local, estimulando hábitos alimentares saudáveis, além de apresentar doenças ligadas à má alimentação. A sala de espera da unidade também recebeu decoração especial para simbolizar a data, contando com um quadro contendo imagens de frutas, vegetais e legumes, além de cartões informativos e alimentos benéficos à saúde para degustação.

Também houve uma dinâmica em grupo no local, propondo reflexões sobre a alimentação diária e apresentando alternativas para melhorar os hábitos do dia a dia. Talita Alves, moradora de Ponta Grossa, levou o filho Enzo Gabriel, de 7 anos, para participar da atividade e aprovou os estímulos à conscientização.

“Achei essa atividade muito bacana. O Enzo adorou participar e tenho certeza que ele aprendeu um pouco sobre alimentação saudável, principalmente nessa brincadeira de identificar as frutas e legumes. Em casa, eu já incentivo que ele tenha hábitos mais saudáveis e, durante a ação, aprendi também sobre os benefícios do suco de couve, que com certeza vou fazer em casa”, garantiu.

Dados respaldam a relevância da adoção de hábitos saudáveis

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, 25% das crianças de 0 a 5 anos estavam com excesso de peso e 60% dos adultos possuíam excesso de peso ou risco de sobrepeso, o que mostra a importância do combate à obesidade desde a primeira infância. No município, há atuação da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), que realiza atividades contínuas de observação, coleta e análise de dados, para especificar as condições alimentares e nutricionais da população.

Além disso, em dezembro de 2021, foi instituído em Maricá o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, composto por membros da sociedade civil e do poder público, responsáveis por acompanhar e fiscalizar as ações relacionadas à segurança alimentar, um marco que fortalece a conscientização sobre obesidade infantil na cidade.