Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, continua mobilizada no combate à Covid-19, com a vacinação de adultos, idosos e crianças nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 9h às 16h. A população de 18 a 59 anos deve receber um reforço após quatro meses da segunda dose ou dose única; os idosos com 60 anos ou mais que receberam o primeiro reforço há, no mínimo, quatro meses devem procurar um dos polos para a aplicação da segunda dose de reforço; e a imunização de crianças de 5 a 11 anos segue em repescagem permanente, aplicando a primeira e a segunda dose, com intervalo de 28 dias para CoronaVac e oito semanas para Pfizer pediátrica.

É importante que a população procure um dos polos de vacinação para receber a sua dose o quanto antes, ação que traz mais segurança a si e ao próximo, evitando o desenvolvimento de formas graves da Covid-19. No momento, 30 mil maricaenses com mais de 18 anos (30% desse público) ainda não receberam o reforço contra a Covid-19. Em relação às crianças, 79% já receberam a primeira dose e apenas 44% desse público retornou para a segunda dose. Vale ressaltar que 93% da população com 12 anos ou mais já recebeu as duas doses ou a dose única da vacina, percentual que corresponde a mais de 133 mil moradores.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reafirmou a importância das pessoas comparecerem o quanto antes a um dos polos para regularizarem a vacinação, algo de suma importância para garantir a segurança da população em um momento de aumento dos casos nacionalmente.

“A vacinação é o nosso principal mecanismo de combate ao coronavírus e a população precisa se unir a essa luta, comparecendo nos polos para vacinação. No momento, o número de casos da doença aumenta no país, então precisamos agir com todo o cuidado. Vamos nos vacinar e trazer segurança para realizarmos nossas atividades diárias e também proteger quem está à nossa volta”, afirmou.

Documentos necessários:

Para se vacinar, os adultos e idosos precisam apresentar um documento de identidade com foto, CPF, além do comprovante de vacinação em uma das unidades de saúde do município. Os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção severa podem receber a vacina em casa; basta agendar na sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Em relação às crianças, para receber a dose, é exigido que o responsável legal leve a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança.

Locais de vacinação de adultos e idosos:

Segunda a sexta-feira – das 9h às 16h
USF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
USF Jardim Atlântico – Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu.
USF Santa Paula – Estrada de Cassorotiba, s/n.
USF São José 2 – Estrada da Cachoeira, s/n
USF Chácara de Inoã – Rodovia Amaral Peixoto, km 16 (ao lado do Polo Mania), Inoã.
USF Ponta Grossa – Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.
USF Ubatiba – Avenida Niterói, s/n.
USF Marinelândia – Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.

Polos de imunização infantil:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
USF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
USF Inoã II – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).
USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.
USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here