Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu na tarde desta terça-feira (31/05), a palestra “Muito além dos 60: saúde, trabalho e desafios da longevidade” seguida de debate, voltado para alunos da unidade do Centro da Casa da Terceira Idade. A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta e mestra em Saúde Pública, Priscila Pazos, e já estão programados os próximos encontros nos dias 14 e 28 de junho.

Priscila abordou diversas questões que as pessoas acima dos 60 anos enfrentam no dia a dia, como o atendimento no comércio, bancos e em hospitais, os preconceitos sofridos pela idade e as dificuldades em encontrar oportunidades de trabalho em geral. Foram realizadas dinâmicas de grupo e um debate final com os participantes. Também foram apontadas dicas diversas de como as oficinas serem mais proveitosas.

“Levar conhecimento para os nossos idosos não tem preço. Essa casa é feita para eles e temos como objetivo atender, cuidar e fomentar o conhecimento entre a melhor idade. Logo, meu objetivo é sempre melhorar a qualidade das atividades para os idosos de nosso município”, disse o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Tatai.

De acordo com a fisioterapeuta, palestrante e mestra em Saúde Pública, Priscila Pazos, ter uma política e um local voltado para os nossos idosos é de extrema importância. “Poder trocar conhecimentos com quem sabe mais do que a gente é fantástico! Conseguimos entender as propostas deles, o que querem mudar, tirar dúvidas e dialogar um pouco sobre o que é ser idoso”, expôs.

Para a aluna da unidade, Adelizia Salgado, 82 anos, poder ser ouvida em um local onde possa cuidar da saúde é muito importante para ela. “Adorei participar desse workshop, com certeza estarei aqui nos dias 14 e 28 de junho. Poder ser escutada e ouvir a palestra foi essencial para nossa evolução”, comentou.

Sobre a Casa da Terceira Idade

A Casa da Terceira Idade conta com oito unidades do programa, onde são oferecidas oficinas gratuitas para pessoas a partir dos 50 anos e conta com alongamento, canto de inglês, pintura em tecido, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico e muitas outras opções. As atividades acontecem nos polos do Centro, São José de Imbassaí, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra e Inoã. Para mais informações é só ligar para o número (21) 3731-0589. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, as cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (somente para atividade física), uma foto 3×4 e comprovante de residência.