Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (04/06), o Dia “D” de vacinação contra a Influenza (gripe) e o sarampo, em 23 Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bosque Fundo, em Inoã, das 9h às 16h. A imunização contra a gripe é destinada a todos os grupos prioritários incluídos na campanha nacional, que por algum motivo não conseguiram se vacinar nas datas estabelecidas. Já a dose contra o sarampo será aplicada em crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de trabalhadores de saúde das redes pública e privada.

A dose anual contra a gripe estará disponível para idosos; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; além de funcionários do sistema de privação de liberdade.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou a importância do dia de mobilização pela vacinação, essencial para a ampliação da cobertura vacinal.

“O dia D é uma ótima oportunidade para quem não foi vacinar durante a semana, ou por não ter tempo no trabalho ou por algum outro motivo. Precisamos alcançar 90% do público alvo imunizado, por isso nossas equipes vão estar mobilizadas em todos os distritos em mais um sábado. Portanto, procure a Unidade de Saúde mais próxima e fique protegido contra a gripe. A vacinação é a forma mais eficaz contra o vírus da Influenza é fundamental para os grupos mais vulneráveis”, convocou a secretária.

Documentação necessária

Para receber a dose contra a gripe é necessário apresentar a carteira de identidade e os seguintes comprovantes, de acordo com os grupos ao qual pertencem:

– Crianças: devem levar a caderneta de vacinação;

– Trabalhadores do transporte rodoviário, das forças de segurança e salvamento, ou portuários: devem apresentar identidade profissional ou crachá;

– Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente (a partir de cinco anos de idade): é necessário apresentar a solicitação médica, com indicação da doença ou deficiência;

– Puérperas: mostrar a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do recém-nascido.

Em relação à imunização contra o sarampo, o responsável legal deverá comparecer a uma das salas de vacina com um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. Mesmo as crianças ou trabalhadores da saúde que já receberam uma dose da tríplice viral poderão ser vacinados.