A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (31/05) uma audiência pública para apresentação da prestação de contas de valores e ações em saúde referentes ao primeiro quadrimestre, período que compreende de janeiro a abril de 2022. A audiência ocorreu na Câmara Municipal de Maricá, no Centro, e foi aberta à população, que pode acompanhar presencialmente ou pela transmissão ao vivo na página oficial da câmara no Facebook.

Durante o evento, foram apresentados dados como: atendimentos na Rede de Urgência e Emergência (RUE), assim como os recursos aplicados; procedimentos e outras ações realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF); atendimentos, acompanhamentos e valores destinados à Rede de Atenção Psicossocial; e informações sobre o Fundo Municipal de Saúde.

Os indicadores de saúde foram outro ponto de destaque no encontro. Eles apontam a cobertura de 94% da população pela Atenção Básica à Saúde, além de mostrar que Maricá não registrou óbitos maternos no primeiro quadrimestre deste ano.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, garantiu que a audiência pública é um espaço essencial para a saúde municipal, apresentando dados que respaldam o cumprimento de metas e permitindo que a população ajude na construção de políticas públicas voltadas à área.

“A audiência pública é uma prestação de contas obrigatória, aberta ao público e é muito importante a participação da população. Nesse espaço, apresentamos números e a produção da saúde, para traçarmos uma avaliação e conclusões sobre a nossa atuação, algo essencial, principalmente no contexto da pandemia de covid-19. É fundamental que criemos uma cultura de informar, debater, de ouvir críticas, para construirmos juntos as ações da saúde municipal, com transparência e controle social”, ressaltou.

Dados apresentados refletem o avanço da vacinação em Maricá

Outro ponto abordado no encontro foram os atendimentos realizados nos polos voltados a casos suspeitos de covid-19, que funcionaram no Centro, em Inoã e em Itaipuaçu até março deste ano. Nesse período, foram atendidas 22.445 pessoas nesses espaços, com 14.005 casos suspeitos notificados e 7.564 testes swab (com coleta pelo nariz) realizados. Dentre os contaminados pela doença registrados nos polos, apenas 65 precisaram de internação, o que reforça o impacto da vacinação no município.

Em outra frente, com a melhora nos índices de contaminação e internação por covid-19 na cidade, foram retomados progressivamente os procedimentos eletivos, que serão intensificados em breve com a realização de mutirões.

Prestação de contas fortalece a transparência das ações de saúde

A prestação de contas é um processo obrigatório, previsto em lei, que estabelece a organização de uma audiência pública para especificar a aplicação físico e financeira dos recursos públicos. Além da obrigação legal, o espaço também é uma ferramenta importante para apresentar à população ações concretas promovidas pela Secretaria de Saúde em determinado período, seus benefícios, relevância, além de integrar os moradores ao debate sobre políticas públicas.