A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (31/05) uma audiência pública para apresentação da prestação de contas de valores e ações em saúde referentes ao primeiro quadrimestre, período que compreende de janeiro a abril de 2022. A audiência ocorreu na Câmara Municipal de Maricá, no Centro, e foi aberta à população, que pode acompanhar presencialmente ou pela transmissão ao vivo na página oficial da câmara no Facebook.

Durante o evento, foram apresentados dados como: atendimentos na Rede de Urgência e Emergência (RUE), assim como os recursos aplicados; procedimentos e outras ações realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF); atendimentos, acompanhamentos e valores destinados à Rede de Atenção Psicossocial; e informações sobre o Fundo Municipal de Saúde.

Os indicadores de saúde foram outro ponto de destaque no encontro. Eles apontam a cobertura de 94% da população pela Atenção Básica à Saúde, além de mostrar que Maricá não registrou óbitos maternos no primeiro quadrimestre deste ano.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, garantiu que a audiência pública é um espaço essencial para a saúde municipal, apresentando dados que respaldam o cumprimento de metas e permitindo que a população ajude na construção de políticas públicas voltadas à área.

“A audiência pública é uma prestação de contas obrigatória, aberta ao público e é muito importante a participação da população. Nesse espaço, apresentamos números e a produção da saúde, para traçarmos uma avaliação e conclusões sobre a nossa atuação, algo essencial, principalmente no contexto da pandemia de covid-19. É fundamental que criemos uma cultura de informar, debater, de ouvir críticas, para construirmos juntos as ações da saúde municipal, com transparência e controle social”, ressaltou.

Dados apresentados refletem o avanço da vacinação em Maricá

Outro ponto abordado no encontro foram os atendimentos realizados nos polos voltados a casos suspeitos de covid-19, que funcionaram no Centro, em Inoã e em Itaipuaçu até março deste ano. Nesse período, foram atendidas 22.445 pessoas nesses espaços, com 14.005 casos suspeitos notificados e 7.564 testes swab (com coleta pelo nariz) realizados. Dentre os contaminados pela doença registrados nos polos, apenas 65 precisaram de internação, o que reforça o impacto da vacinação no município.

Em outra frente, com a melhora nos índices de contaminação e internação por covid-19 na cidade, foram retomados progressivamente os procedimentos eletivos, que serão intensificados em breve com a realização de mutirões.

Prestação de contas fortalece a transparência das ações de saúde

A prestação de contas é um processo obrigatório, previsto em lei, que estabelece a organização de uma audiência pública para especificar a aplicação físico e financeira dos recursos públicos. Além da obrigação legal, o espaço também é uma ferramenta importante para apresentar à população ações concretas promovidas pela Secretaria de Saúde em determinado período, seus benefícios, relevância, além de integrar os moradores ao debate sobre políticas públicas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here