Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou nesta terça-feira (31/5) a primeira oficina de Cultivo em Pequenos Espaços Produtivos, que ensinou técnicas de plantio em áreas e recipientes de curta dimensão a 30 pessoas na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba. As aulas ocorreram em dois turnos, pela manhã e à tarde, e foram ministradas por instrutores da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).

Os participantes receberam lições sobre como preparar a terra e as condições ideais de plantio de hortaliças, e também plantaram algumas delas. Os profissionais da Cooperar ensinaram ainda técnicas de manejo do solo, métodos para o consórcio de hortaliças (cultivo de diferentes culturas no mesmo espaço), além de compartilharem conhecimentos sobre formas de cultivar mudas, sementes e como plantar em recipientes reutilizados — uma maneira de não desperdiçar objetos que já existam em casa. Ao final, houve sorteio de brindes e distribuição de sementes.

A aula foi conduzida pelo técnico em agropecuária Agnaldo Ribeiro, conhecido como Naldo Terra, que disse estar surpreso com a grande procura. “Muita gente nos procurou querendo participar, foi uma coisa surpreendente! Isso só ajuda a fomentar a agroecologia e seu dinamismo, o que nos deixa muito felizes”, celebrou o instrutor, que teve o apoio de outros técnicos da Cooperar.

Para quem foi conhecer as técnicas de plantio, o dia foi bastante proveitoso. “Eu adorei e foi muito bom aprender com quem realmente entende”, disse a modelista Eduarda Mattos, de 47 anos, que mora em Itaipuaçu e é idealizadora do projeto Du Alecrim, que atua com medicina natural.

Já o aposentado José Maria Agualuza, de 59 anos, acredita que a oficina deveria chegar também às crianças. “Seria bom para elas aprenderem desde cedo como manejar e terem amor pela terra, e que a natureza nos dá tudo o que precisamos. O mais legal hoje foi aprender sobre o tempo da terra”, relatou o morador de Cordeirinho, onde mantém uma horta fechada e um minhocário.

Segundo a Cooperar, as próximas edições presenciais da oficina serão na unidade de produção do Manu Manuela e na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, em datas ainda a serem marcadas. No fim de junho, porém, o evento será somente virtual e vai se alternar com os presenciais mensalmente.

A Cooperar atua em Maricá desde 2016 e é responsável pela Praça Agroecológica de Araçatiba e por duas unidades de produção agroecológica, localizadas no bairro Manu Manuela e na Fazenda Pública Joaquín Piñero (no Espraiado), desenvolvendo projetos que fortalecem a agroecologia na cidade, participando da entrega de hortaliças e leguminosas à população e às instituições sociais da cidade, atividade que estimula a segurança e soberania alimentar dos moradores.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here