Elsson Campos

Como parte das ações de comemoração dos 208 anos de Maricá, celebrado nesta quinta-feira (26/05), o município recebe o ex-BBB21, Arthur Picoli. O professor de Educação Física e instrutor de crossfit será recepcionado por Ana Paula Rodrigues Cacau, estrela da campanha de aniversário “Cidade que Abraça”, que vai acompanha-lo em um passeio por Maricá e apresentar os equipamentos gratuitos e os modelos sociais implementados pela Prefeitura, como a moeda Mumbuca, as bicicletas compartilhadas Vermelhinhas e a Praça Agroecológica de Araçatiba.

“Embora Maricá seja muito maior que o distrito de onde sou natural (Conduru, no Espírito Santo), me senti extremamente acolhido aqui, como em casa. Minha estadia está sendo melhor que a encomenda. Acho que a cidade é um modelo a ser seguido em todo o Brasil, principalmente porque faz as pessoas se sentirem mais capazes. Achei incrível a ideia de ter em terreno público a produção de alimentos e dividir com a população”, comenta Arthur.

No roteiro, está prevista a visita do ex-BBB a um comércio para ver de perto o funcionamento da moeda social Mumbuca, que já foi destaque em diversas reportagens nacionais e internacionais e inspirou cidades como Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Niterói e Itaboraí a adotarem modelos semelhantes de transferência de renda.

À tarde, Cacau vai passear pela cidade com o Arthur, pedalando nas Vermelhinhas, fazendo o percurso de aproximadamente 1 km, entre a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, até a orla de Araçatiba, onde Arthur fará, à noite, a apresentação do show da cantora Vanessa da Mata, marcado para às 22h.

Antes de chegar ao destino, a dupla vai estacionar na Praça Emilton Santos, mais conhecida como Praça Agroecológica, onde são cultivados pela Prefeitura alimentos orgânicos, sem uso de agrotóxicos, que são distribuídos para a população.

Participação na campanha

Eleita para participar da campanha, Cacau, que trabalha como gari na autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), falou da emoção em receber o convite. “De verdade, fiquei emocionada e me questionei: ‘Por que eu?’ Uma gari, que costuma ser uma classe menos favorecida e menos notada, ser a escolhida em meio a tantas outras pessoas, é uma representatividade muito grande. Aqui em Maricá eu realmente fui abraçada”, afirmou.

Perfil da Cacau

Ex-moradora da cidade de Itapipoca, no Ceará, Ana Paula Rodrigues Cacau, de 24 anos, conheceu Maricá pelas redes sociais e resolveu viajar mais de 2 mil quilômetros para chegar ao município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e tentar novas oportunidades. Desestimulada e com vontade de empreender, ela viu no município a possibilidade que precisava para mudar de vida.

Morando com sua prima, Cacau, como é conhecida entre os amigos, começou sua jornada em busca de emprego, intercalando com aulas de reforço de Português, Ciências, Artes e Geografia, que dava para crianças, até conseguir uma vaga como gari.

“Hoje eu me surpreendi bastante. Ao chegar aqui, comecei a ver a vida de outra forma. Me senti capaz de conquistar muitas coisas. Lá onde morava eu me sentia muito limitada por falta de oportunidades. Aqui, tendo oportunidades e já me sinto mais engajada, encorajada e capaz. Comecei de baixo, me arriscando para procurar emprego, sozinha e sem família. Hoje, me sinto realizada. Tenho meu trabalho, minha lojinha virtual de camisaria, minha casa e meu namorado”, declarou.

Perfil do Arthur Picoli

Natural de Conduru, distrito do município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Arthur Louzada Picoli, de 27 anos, integrou o grupo Pipoca da 21ª edição do programa de TV Big Brother Brasil, da TV Globo, no ano passado. Durante o confinamento, manteve um relacionamento com a atriz Carla Diaz, que não teve futuro fora da casa.

Iniciou sua vida profissional no futebol, passando por clubes como Atlético Goianiense e Ponte Preta, mas algumas lesões impediram sua continuidade no esporte. Foi quando decidiu cursar Educação Física, dando aulas em escola e box de crossfit.