A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, abriu inscrições para o projeto “Nós Dançantes” de forma presencial no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. A iniciativa recebe alunos (as) de cinco anos até os 20 e oferece as modalidades de balé clássico, jazz, dança moderna e contemporânea.

O coordenador de dança da Secretaria de Cultura, Leandro Dasilva, falou sobre a emoção em poder passar conhecimentos para os seus novos alunos, lembrando que o projeto é orientado pela solução pedagógica proposta para o desenvolvimento humano – sendo um dos principais objetivos desenvolver a dança na dimensão humana e como estratégia na mobilização e formação social dos jovens, incentivando o acesso aos bens culturais.

“A dança, para além da repetição de simples coreografias, constrói uma realidade social, cultural e política, enfim, carrega consigo identidades de povos específicos, e pode ser compreendida como uma linguagem voltada à transformação do homem em benefício da educação. Com esse projeto conseguimos descobrir crianças com grandes talentos”, disse Leandro, ressaltando que o projeto tem parceria com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o projeto Escola.

Os candidatos deverão apresentar cópias de identidade, declaração escolar e atestado médico com liberação para atividade física.

Objetivo do projeto

O projeto Nós Dançantes, que proporciona aulas de dança nas modalidades de pré-ballet, ballet clássico, dança jazz, sapateado, dança moderna e dança contemporânea, vem com perspectivas sociais bem definidas, com o objetivo de ampliar e estimular a produção e o consumo da arte e cultura. Pensando não somente como desenvolvimento intelectual, mas como conjunto de valores sociais e costumes que contribuem para a construção da cidadania e promovem a inclusão social, não só de jovens e crianças, mas também, de adultos em busca de uma vida compartilhada e articulada.