A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, promoveu nesta sexta-feira (20/5) uma capacitação para um grupo de estudantes de Fisioterapia da faculdade Unopar. Os alunos do primeiro período participaram de palestras e também vivenciaram a necessidade das pessoas com deficiência. A dinâmica foi realizada no Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), no Centro da cidade, que é um espaço totalmente adaptado para este público.

O grande momento para os estudantes foi a hora de constatar a dificuldade de locomoção para quem é cadeirante ou deficiente visual. A aluna Aline Barbosa, de 39 anos, circulou pela área utilizando uma cadeira de rodas e passou pelos diferentes terrenos preparados no local, chegando a ficar com a cadeira atolada na parte de terra batida.

“A sensação que me deu foi de impotência e imagino que a sensação seja pior ainda para quem perde os movimentos após um acidente, por exemplo”, constatou ela, revelando que mudou o seu olhar para essas pessoas. “É preciso ter um olhar mais humano e procurar sempre facilitar a vida deles. É a isso que quero me dedicar”, afirmou a estudante.

A coordenadora da atividade pela Unopar, Lorena Guimarães, reforçou a declaração da aluna e chamou a atenção para a disposição do CRPI. “Acho que deveria haver mais locais como este na cidade, onde a pessoa com deficiência tem tudo o que precisa. O caminho para tratar melhor essas pessoas é a humanização e essa dinâmica vai contribuir para isso”, acredita ela.

De acordo com Crys Perlingeiro, que coordena o centro de referência, o espaço funciona das 8h às 17h e está aberto para quem queira conhecer – grupos como o da Unopar devem agendar pelo telefone 3005-4107. “O objetivo é  levar à população a vivência e o conhecimento sobre essas necessidades. Temos aqui uma equipe multidisciplinar para dar o suporte completo”.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here