Prefeitura de Maricá promove o III Festival de Maricá (FestMar) na orla de Araçatiba. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá promove, de sexta-feira (20/05) a domingo (22/05), o III Festival de Maricá (FestMar) na orla de Araçatiba, com exposição de carros antigos, shows, feira de artesanato e gastronomia. O evento é organizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com as secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais, e marca o início das comemorações dos 208 anos de Maricá, celebrado no dia 26/05.

No FestMar, o público vai conferir uma belíssima exposição de carros antigos como fuscas, chevettes, malibus, variantes, opalas e kombis. Durante o festival, os visitantes vão poder experimentar as bebidas artesanais, degustar a boa gastronomia oferecida na praça de alimentação, usufruir do espaço kids e curtir shows de rock com covers de Tim Maia, Cazuza, Cássia Eller e muito mais.

O presidente da Codemar, Olavo Noleto, convidou o público para apreciar o festival que ficou suspenso por dois anos por causa da pandemia da covid-19.

“O projeto dialoga com o setor do turismo, com restaurantes e com as pessoas que querem conhecer Maricá. Hoje o município tem uma presença diferente no imaginário das pessoas lá fora. O FestMar é mais um projeto que traz as pessoas para conhecerem a maravilhosa Maricá”, afirmou.

Polo gastronômico

O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, explicou que os food trucks que ficam ao redor da Praça Tiradentes terão preferência para ocupar os estandes do polo de gastronomia do evento e antecipou que em breve será criado o polo gastronômico de rua da Orla de Araçatiba.

“FestMar é um projeto que busca fortalecer ainda mais a imagem da cidade. Um município que potencializa todo o seu trabalho na área de gastronomia de rua e envolvendo carros antigos. Esse projeto antecede as festividades do aniversário da cidade para que pudéssemos dar opções ao público de frequentar ambos os eventos”, disse.

Ações de trânsito e segurança

Quem for curtir o festival deve ficar atento ao trânsito da região. A Rua Álvares de Castro será fechada na altura da Rua 36. Os motoristas que trafegarem no sentido Boqueirão, vão entrar na Rua 36, acessar a Rua 35 para sair novamente na Rua Álvares de Castro. Já aqueles que vêm do Boqueirão, devem acessar a Rua 35, segui-la até o final para sair novamente na Rua Álvares de Castro. Não haverá estacionamento no local.

A Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional vai atuar com 24 agentes por dia, sendo 18 guardas municipais e seis policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), com apoio de quatro viaturas e duas motocicletas. As equipes farão o patrulhamento na orla já a partir das 10h, intensificando no período da tarde com rondas no local até o término do evento.

Confira programação musical

Sexta-feira (20/05)

20h – Banda RJ-106

22h – Os Imortais (Covers de Tim Maia, Cássia Eller, Tributo ao poeta)