Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá reúne os representantes da sociedade civil nesta semana para as discussões da 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você. Os delegados individuais e das instituições têm até quarta-feira (18/05) para apresentarem os nomes que vão participar dos debates, elaboração das propostas para o desenvolvimento do município e da eleição do Conselho da Cidade. A abertura do evento acontece sexta-feira (20/05), às 18h, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro; e as discussões serão no sábado e no domingo (21 e 22/05), das 9h às 17h, no Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Fontoura, também na região central.

As indicações dos delegados precisam ser enviadas pelo e-mail secretariaurbanismo.marica@gmail.com ou presencialmente na Secretaria de Urbanismo (Rua Álvares de Castro, nº 154, próximo ao canal, bairro Araçatiba). Os dados necessários são: nome completo, documento de identidade (RG ou CPF), celular e e-mail de cada participante inscrito. Mais informações pelo telefone (21) 3731-9777.

O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, destacou que será elaborado um relatório com as propostas debatidas na conferência.

“Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Maricá em desenvolver a cidade. O resultado das discussões será um instrumento para que os Conselheiros da Cidade, que serão eleitos, façam a avaliação, monitoramento e proposições para que as ações sejam desenvolvidas. A conferência é para todos participarem e que a gente tenha um conselho bastante efetivo”, disse Cabral.

Debates nos distritos

Entre abril e início de maio, a Secretaria de Urbanismo promoveu cinco reuniões preparatórias nos distritos da cidade, sendo duas no Centro (uma somente com as instituições da sociedade civil), além de Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Foram realizados debates sobre mobilidade urbana, sustentabilidade, meio ambiente, saneamento, habitação e desenvolvimento urbano.

Entre as ideias sugeridas, a população indicou projetos na área de mobilidade e sustentabilidade; transporte sobre trilhos; corredores exclusivos de ônibus; planejamento de rotas dos ônibus municipais; ocupação de praças públicas com artes; iluminação nos pontos de ônibus; reflorestamento do município com árvores em centros urbanos; regras para evitar a poluição visual e sonora; planos para melhorar o trânsito da cidade; ampliação de ciclovias; fiscalização mais rigorosa contra construções irregulares; e criação de sistema de energia eólica e solar; entre outros.

Delegados formam grupos de trabalho

Com o término das discussões nos distritos, os delegados eleitos ou indicados, que terão direito a voto na conferência, vão formar os grupos de trabalho para elaborar as propostas a partir das ideias indicadas pela população. Vale destacar que o critério para ser delegado era a participação de, pelo menos, uma reunião preparatória nos bairros.

Eleição do Conselho da Cidade

Ao final da conferência, serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade (ConCidade), que é composto por representantes de movimentos sociais, empresários, trabalhadores e administração pública. O Conselho tem como função analisar, propor e fiscalizar mudanças e soluções nas políticas públicas.

O ConCidade é formado por 15 representantes, sendo cinco do Executivo e um do Legislativo; cinco de movimentos sociais e populares; um empresarial; um dos trabalhadores; um de instituição da sociedade civil; e um de Organizações Não Governamentais (ONGs).