Foto Katito Carvalho

Criado pela Prefeitura de Maricá para apoiar as vítimas do temporal do dia 1º de abril, o “Auxílio Recomeço” – benefício liberado para aquisição de itens perdidos na enchente – é um alento também para o comércio local, que viu as vendas e o faturamento aumentarem desde o dia 02/05, quando as vítimas começaram a ter o recurso creditado em suas contas no Banco Mumbuca.

Até o momento, 3.531 pessoas – todas integrantes de famílias com renda de até três salários mínimos, em situação de emergência ou vulnerabilidade temporária – foram consideradas aptas a receber o “Auxílio Recomeço”, no valor de cinco mil mumbucas. Com isso, chega a R$ 17,65 milhões o montante injetado na economia maricaense com a liberação do benefício, de uso exclusivo nos estabelecimentos que aceitam a moeda social. As famílias contempladas pelo auxílio têm prazo de dois meses para utilizar os recursos.

“É uma alegria ir às ruas e ver famílias recompondo suas casas, com sua geladeira, seu fogão novos, e voltando a ter dignidade, a ter sonhos. Desde os primeiros momentos após o temporal, voltamos nossos esforços para acolher e amparar as famílias que perderam tudo para a chuva. A agilidade demonstrada para creditar o auxílio nas contas daqueles que foram afetados por aquela tragédia reafirma nosso compromisso em apoiar aqueles que mais necessitam de suporte para recomeçar a vida. Como efeito adicional, a liberação dos recursos proporciona também esse aumento do dinamismo da economia maricaense”, declarou o prefeito Fabiano Horta.

Comerciantes comemoram faturamento

No Centro, o pagamento do benefício é festejado por gerentes de lojas de móveis e eletrodomésticos, cujo faturamento aumentou nos últimos dias. Na filial da Casa & Vídeo, o gerente Daniel Everaldo contou que, desde a liberação do dinheiro, a loja vive dias de movimento semelhante ao do período próximo ao Natal, tradicionalmente o mais agitado do ano para o comércio.

“Recebemos muita gente e as vendas aumentaram bem, principalmente em itens como ventiladores, cafeteiras e conjuntos de panelas, por exemplo. Chegamos a indicar outras lojas que aceitam a moeda mumbuca para clientes que chegaram procurando por produtos que não vendemos, como fogões e geladeiras”, disse.

O relato de Everaldo é confirmado por Melquizedeque Pedro, responsável pela loja Novolare, também no Centro. Segundo ele, algumas pessoas estiveram no local antes mesmo da liberação do benefício, para pesquisar preços e modelos dos itens que buscavam. “Os produtos mais vendidos aqui foram fogões, geladeiras, guarda-roupas e camas, que geralmente são os mais perdidos em enchentes por serem difíceis de retirar da casa durante o temporal”, afirmou.

Na loja Giro Lar & Lazer, também no Centro, funcionários também confirmaram o incremento nas vendas graças ao benefício: itens como camas, sofás e guarda-roupas foram os mais procurados, além de fogões e artigos de cama e mesa. Na entrada do estabelecimento, um promotor de vendas que tem a função de anunciar promoções e atrair a clientela lança mão das palavras “Auxílio Recomeço” diversas vezes. “O melhor preço é aqui, vem pra cá gastar seu Auxílio Recomeço e refazer sua casa”, anunciava ele, na última terça-feira (11/05).

Alento após prejuízo causado pelo temporal

Morando em Bananal, o casal formado pelo rodoviário Edson Pereira dos Santos, de 48 anos, e pela doceira Viviane Alexandre dos Santos, de 46, também está utilizando o “Auxílio Recomeço” para recuperar o que foi perdido para a chuva. Nesta semana, eles foram até a loja Carioca do shopping Boulevard, no Centro, e compraram um novo fogão com o benefício. Segundo Edson, ainda falta o sofá novo para substituir o que a chuva levou.

“A chuva afetou bastante a nossa área e as pessoas lá perderam muita coisa, inclusive nós. Somos muito gratos por esse auxílio, que está ajudando a nos reerguer depois daquilo, o que seria muito difícil sem isso. Nossa vida foi preservada, graças a Deus, e estamos podendo repor o que a chuva levou, graças ao auxílio”, pontuou Edson, ao lado da esposa e do fogão que levou para casa.

A gerente da loja, Aline Becker, ressaltou que quem procura o estabelecimento para esse tipo de compra vem recebendo uma atenção especial de toda a equipe e parabenizou o prefeito Fabiano Horta pela iniciativa.

“Essas pessoas estão fragilizadas pelo que aconteceu e estamos dando a atenção e o acolhimento que elas precisam. O que estão recebendo parece pouco, mas diante da perda que tiveram é um grande alento e quem vem aqui pelo auxílio agradece muito ao governo e também a nós. É bem gratificante”, avaliou ela.

1 COMENTÁRIO