Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, promoveu nesta sexta-feira (06/05), um evento em homenagem ao Dia das Mães, que contou com uma roda de conversa com o tema “Cuidando de quem cuida”, na sede do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI) e teve a participação de psicólogos, mães, funcionários e interessados no tema.

A iniciativa tem por objetivo fomentar, por meio da discussão, troca de opiniões e ideias, a partir de temas pertinentes e pré-definidos, neste caso, a maternidade real, sem estereótipos, além da inclusão da população nas ações do município e da própria secretaria. A secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, explicou que o encontro levanta questões discutidas e debatidas entre os profissionais da secretaria.

“Hoje tivemos o tema ‘Cuidar de quem cuida’, um olhar sobre a mãe para além do estereótipo da figura materna. São a partir dessas conversas que entendemos o que o outro pensa e qual trabalho iremos desenvolver posteriormente com esse público”, disse.

Participantes do evento

Mãe de um adolescente autista, Cristina Silva falou sobre a sua participação na atividade comemorativa. “Em todos os momentos somos conhecidas como mães. Hoje, temos um espaço só nosso, onde encontramos a nossa própria identidade, sem ser exclusivamente a mãe, onde estamos sendo homenageadas”, celebrou.

Monitora de atividades do CRPI, Vanessa Benhur participou da roda de conversa e contou sua experiência com a maternidade. “Ser mãe me deixou confusa, quando me entregaram o meu filho nos braços eu pensei: ‘eu sou a Vanessa ou sou mãe?’ Eu amo o meu filho, mas vieram os questionamentos. O apoio familiar foi essencial para entender que eu era a mãe, mas que não podia deixar de ser a Vanessa”, explicou.

Sorteio de procedimentos estéticos

Na ocasião, as mães também tiveram acesso a cortes de cabelo – serviço oferecido pela Embelleze –, e concorreram a 20 vouchers sorteados de procedimentos estéticos (duas luzes, cinco hidratações, cinco cortes com escova, duas mechas, uma progressiva e cinco colorações com escova) para serem feitos posteriormente, de forma gratuita.

Centro de Referência em Políticas Inclusivas

No CRPI são oferecidas oficinas de artes para crianças, oficinas de laços de cabelo, mandala, feltros, voltadas especialmente para pessoas com deficiência. A casa é adaptada para melhor receber os usuários com piso tátil e a área de lazer é composta de rampas com acessibilidade. Para dúvidas e informações, o interessado pode acessar o www.maricapoliticasinclusivas.com.br

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here