Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro - Foto: Clarildo Menezes

Lançado pela Prefeitura de Maricá em 2018, com o intuito de reunir em um só lugar diversos serviços públicos, o Serviços Integrados Municipal (SIM) completou quatro anos na última terça-feira (03/05) com 320 mil atendimentos realizados em suas três unidades: 204 mil no Centro, 52 mil em Inoã e 64 mil em Itaipuaçu. Os serviços mais procurados pelos cidadãos neste período foram abertura de processos, impressão de boletos, resolução de dívida ativa e serviços empresariais.

Hoje, no SIM, é possível buscar assistência também da Procuradoria, Secretaria de Transportes, Serviços de Obras de Maricá (Somar), Iluminação Pública, Ouvidoria, Defesa do Consumidor e Sistema Nacional de Emprego (Sine). No Portal SIM (https://sim.marica.rj.gov.br/), lançado em 2020, é possível retirar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022, sem a necessidade de se deslocar para os postos do SIM.

“O modelo do SIM foi aplicado em muitos estados do Brasil e o nosso objetivo é dar todas as condições para que o contribuinte tenha acesso aos serviços públicos sem qualquer burocracia. Em 2020, com o lançamento do portal, buscamos automatizar esses serviços para dar ainda mais celeridade na tramitação processual e levar comodidade aos cidadãos que precisam de algum serviço tributário”, comentou o secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves.

Apoio fundamental durante a pandemia de Covid-19

O esforço de modernização já dá frutos: enquanto no primeiro trimestre de 2020 foram mais de 1,1 mil atendimentos presenciais para o serviço de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), no primeiro trimestre deste ano foram apenas 291, mostrando o acerto em investir nos serviços online.

O Portal SIM mostrou outra qualidade durante a pandemia de Covid-19, quando serviu como plataforma para que mais de 30 mil cidadãos pudessem solicitar benefícios como os Programas de Amparo ao Trabalhador (PAT) e de Amparo ao Emprego (PAE), o Fomenta Maricá e o Maricá na Rede da Cultura, criados pela Prefeitura para minimizar o impacto socioeconômico da pandemia.

Portal permite alocação de servidores para áreas com mais demanda

Quem lida com a tramitação dos processos internamente também viu a diferença com a chegada das automatizações: hoje, 90% dos processos que envolvem o ITBI são feitos online. Lívia Bittencourt, coordenadora da subsecretaria de Receitas de Maricá, ressaltou que a automatização gerou outras melhorias para os servidores. “Nós tínhamos 28 servidores atuando diretamente nas centrais do SIM e hoje temos 13, realocando os demais para setores que demandam mais pessoal, como o call center e a análise de processos”, disse.

Moradores de locais mais distantes do Centro e que utilizam os serviços do SIM também reconheceram os benefícios do portal. É o caso de Silvana Ramos Couto, moradora de Inoã. Para a contribuinte, não precisar se dirigir às centrais do SIM do distrito onde mora ou do Centro foi um “verdadeiro alívio”.

“Este portal foi uma excelente saída para nós contribuintes, particularmente para mim, que moro em Inoã e trabalho como corretora. O portal nos possibilitou uma agilidade muito grande sem ter que nos deslocarmos até o SIM do Centro. Eu conversava com os atendentes do SIM antes do portal, sobre a necessidade de podermos fazer o ITBI online. Hoje, isso é possível e nos satisfaz muito. O portal é simples, mas bem elaborado e de fácil manuseio”, elogiou a contribuinte.

Para o aposentado Valter Nogueira Pires, cuja aposentadoria saiu no ano retrasado, fez diferença porque decidiu iniciar algumas melhorias em casa e no seu terreno e encontrou facilidades em conseguir as liberações online.

“Quando eu ia à central do SIM para iniciar todo o trâmite, meu filho me falou do site. Não acreditei no momento que vi que o negócio foi resolvido em menos de uma semana e eu não precisei ir ao Centro e fazer todo um deslocamento e gastar dinheiro de gasolina. Mudou meu conceito de serviço burocrático”, elogia o aposentado.