Clarildo Menezes

O Maricá 3×3 de Basquete começou nesta segunda-feira (25/04) com a cerimônia de abertura e o início do Campeonato Brasileiro Escolar – seletiva para o Gymnasiade –, que reúne 56 equipes (28 femininas e 28 masculinas). A iniciativa é da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em conjunto com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. As competições são das 8h às 18h, na Arena Basquete Maricá 3×3, em Inoã, até dia 2 de maio, com entrada franca.

“Esse evento é um marco para Maricá. Um projeto que agrega valor para nossa meninada! Estamos muito felizes em receber atletas de diversos lugares do Brasil e incentivar cada vez mais a nossa população a prática esportiva”, afirmou o prefeito Fabiano Horta, declarando oficialmente aberto o Maricá 3×3 de Basquete.

Ambiente de troca entre atletas e moradores

O secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, mencionou a importância de estimular a competição saudável e o cuidado com a saúde através do esporte. “Tenho certeza de que a população irá abraçar esse estilo de basquete que surgiu na rua e se tornou olímpico. Com isso, damos oportunidade aos moradores de conhecerem e terem acesso a mais uma modalidade esportiva”, comentou.

Para a atleta Pâmela Oliveira, de Maceió, que está disputando pela primeira vez no Rio, a sensação de acompanhar e poder competir em um jogo de basquete 3×3 é única. “Está sendo muito importante e gratificante participar desse campeonato, jogar com as minhas amigas e sentir a adrenalina de perto”, disse.

Campeonato Brasileiro Escolar continua nesta terça-feira

O Campeonato, que acontecerá até quarta-feira (27/04), reúne 56 equipes de todo o Brasil (28 femininas e 28 masculinas), compostas por três jogadores em quadra e um reserva, que precisam dominar a bola e fazer a cesta (a mesma para ambos os times). A pontuação também é diferente do basquete convencional, cestas de dentro do perímetro valem um ponto e de fora, dois. A classificação com entrega das medalhas (ouro, prata, bronze e cobre) do Campeonato Brasileiro Escolar será anunciada no final da quarta-feira.

Além das competições, o evento é acessível e democrático – reúne profissionais capacitados para receberem pessoas com deficiência física e/ou dificuldade de mobilidade, desde a abordagem até a participação das oficinas, que acontecem diariamente entre uma rodada e outra.

Programação:

25 a 27 de abril: Campeonato Brasileiro Escolar – seletiva para Gymnasiade, Olímpiadas Escolares, Normandia em 2022. Também terá oficina esportiva com aulas de basquete em parceria com a Secretaria de Educação.

28 de abril: Copa Maricá 3×3 – Escolar. Vale ressaltar que o aluno interessado em participar deve procurar a secretária de sua escola para mais informações.

29, 30 de abril e 1º de maio: Circuito Nacional de 3×3 – Etapa Sudeste

30 de abril e 1º de maio: Copa Maricá Open e Master

2 de maio: Desafio Internacional BRA X ARG

Local: arena montada na Rua Euclides Paulo da Silva, s/nº, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã.