O coordenador de Proteção Animal de Maricá, Fabiano Novaes, participou de debate sobre políticas públicas para a causa animal em audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Integrante da mesa diretora da audiência, o coordenador enfatizou a necessidade de priorizar a educação para mudar a cultura das pessoas em relação à promoção do bem-estar animal. Segundo Novais, todo o investimento público pela causa animal não será suficiente se as pessoas não mudarem a cultura sobre os animais.

“O Estado precisa dar recursos para que as delegacias investiguem e façam cumprir a lei. Existe um risco real do aumento no abandono com a construção de um abrigo público sem antes investir na educação. É importante o diálogo entre diferentes personalidades que envolvem as questões de interesse dos animais. Precisamos falar das dificuldades dos protetores, da importância de ouvirem os veterinários, adestradores e criadores, pois todos eles têm um interesse em comum, que é continuar atuando em seu segmento e manter o bem-estar dos animais”, avaliou.

Fabiano Novais revelou ainda que a Prefeitura de Maricá está aumentando o número de castrações para 9.600 animais por ano e estão sendo desenvolvidas diversas ações para melhorar estes serviços na cidade.

“Hoje estamos atuando com o registro de colônias e animais comunitários e já aplicamos o protocolo proposto pela coordenadoria, que foi aprovado como lei pela Câmara Municipal. Estamos discutindo políticas públicas para regularizar o lar temporário e melhorar a situação dos animais que vivem em nossa cidade”, destacou.