A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta terça-feira (19/04), em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, uma contação de história feita pela índia Carolina de Jesus – remanescente Potiguara no Rio de Janeiro, moradora de Niterói e nascida na Paraíba – para alunos da Escola Municipal Professora Romilda dos Santos, na Pedreira. Cerca de 60 alunos participaram da atividade.

A ação busca valorizar a história indígena mostrando sua influência nas artes, além de ressaltar os povos como habitantes originários das terras brasileiras. De forma recreativa, a índia exibiu, para crianças de 4 a 8 anos, um pouco de suas tradições, falou sobre a importância do contato com a natureza, os cânticos e a sua linguagem. Os alunos puderam conhecer cânticos, danças e artesanatos indígenas.

“Festejar o dia 19 de abril é homenagear uma resistência que estamos preservando. Trouxe um pouco da nossa cultura e das lendas indígenas que tratam da natureza e da origem das coisas, sempre cercadas de elementos mitológicos. Nossas florestas são cheias de informações e histórias, que devem ser explicadas e repassadas para nossas crianças. A contação de histórias está ligada diretamente ao imaginário infantil”, explicou a índia.

A diretora Luciana Donato reforçou que levar a história de luta e origem dos povos é importante para o aprendizado infantil, reafirmando a identidade cultural e também estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades.  “Nós temos nossos heróis, que são os indígenas. Buscamos trazer um pouco da história do nosso Brasil, não só em datas comemorativas, pois estão acostumados com heróis americanos, com outra realidade. Queremos mostrar a origem do nosso povo, parte fundamental no processo de desenvolvimento”, contou Luciana.

Professora do pré-escolar II, Bernadete Barroso, ressaltou a importância de levar a cultura indígena às crianças, como discussão fundamental sobre a história brasileira.  “É necessária essa discussão desde cedo, para conhecimento e fortalecimento do povo que deu origem a nossa história. Esses são momentos de contribuição para o desenvolvimento integral da criança na sociedade. É necessária essa compreensão da nossa história, que será levada para casa e repassada para suas famílias”, finalizou.