A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou a primeira colheita de espinafre e taioba cultivados na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba, nesta segunda-feira (18/04). Cerca de 15 culturas, entre hortaliças e verduras, foram entregues à população e também serão usadas nas refeições oferecidas no Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã. Técnicos agrícolas fazem um rodízio de culturas para manter a qualidade do solo.

Entre os alimentos distribuídos para quem visitava o espaço, estavam a beterraba, cebolinha, pimentas, manjericão, chicória, almeirão, hortelã-pimenta, capim-limão, berinjela, vinagreira, canela, mostarda, pimenta-da-jamaica e bertalha. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, participou da colheita e reforçou a importância do local para a população como um ambiente de aprendizado e troca de experiências.

“A Praça Agroecológica funciona como um laboratório a céu aberto, onde temos uma rotatividade de cultura e a experiência de ver cada produto, do plantio até a colheita. Essa foi a vez do espinafre, que produziu uma quantidade enorme. As pessoas vieram colher e também levaram a muda para casa. Aqui a gente não dá o peixe, a gente ensina a pescar”, concluiu.

População participa da colheita

A moradora do bairro do Flamengo, Elaine Dutra, de 38 anos, participou da colheita ao lado da família, ocasião em que pôde levar verduras e hortaliças para o almoço.  A dona de casa contou um pouco da sua primeira experiência na colheita da Praça Agroecológica. “Moro aqui há quatro meses e estou amando essa colheita. É a primeira que participo. Trouxe minha filha de 14 anos, que tem microcefalia, para participar. É uma terapia para ela. Poder ter esse contato com a terra é incrível”, explicou.

A dona de casa Alessandra Renata Batista, de 33 anos, levou o filho Jonathan, de 6, para experimentar o manuseio das hortaliças pela primeira vez. “Colher os alimentos assim diretamente é uma oportunidade que muitos não têm. Poder participar disso é muito bom! Os alimentos são todos orgânicos. Vou levar cebolinha e berinjela, que vão hoje mesmo para a nossa mesa”, ressaltou.
A Praça Agroecológica de Araçatiba é o primeiro espaço agroecológico de Maricá – possui 36 canteiros, sendo um voltado para portadores de deficiência, onde estão plantadas desde hortaliças até plantas medicinais, ornamentais e aromáticas, com um sistema de irrigação por gotejamento.

QR Code propõe interação com a população

Placas com QR Code foram instaladas nos canteiros, onde estão disponibilizadas todas as informações que o morador precisa para realizar o plantio e a colheita corretamente. A leitura pode ser feita através do aplicativo QR Code instalado no celular ou da própria câmera fotográfica que direciona a imagem para um navegador na internet, dependendo do aparelho.

“São muitas as informações de cada cultura e, por isso, as placas indicativas com o QR Code mostram detalhes sobre o alimento e seus benefícios nutricionais e medicinais. Essa é uma ferramenta muito importante para levar conhecimento às pessoas”, explicou o secretário Julio Carolino.