Programa Sanear Comunidades chega a 300 famílias da Mangueira, em Inoã

Moradores receberão água tratada e terão sistemas de esgotamento sanitário nas suas casas

Prefeitura de Maricá/Sanemar

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), acaba de atender cerca de 300 famílias da Mangueira, em Inoã, na quinta-feira (07/04), com programa de saneamento básico emergencial – com alternativas de curto e médio prazo –, Sanear Comunidades. A ação se divide nas modalidades Sanear + Água, que consiste no fornecimento de água por caminhões-pipa, e Sanear + Esgoto, com a construção de sistemas de esgotamento sanitário (fossa, filtro e sumidouro), para os munícipes em situação de vulnerabilidade social.

Responsável pela apresentação, o diretor de Obras Diretas da Sanemar, Gleudes Praxedes, tirou todas as dúvidas dos moradores a respeito do trabalho que leva dignidade as famílias. “O primeiro passo é cadastrar essas famílias e de imediato beneficiá-las com o fornecimento de água potável. Em seguida, como já foi feito em outras áreas atendidas pelo programa, iniciaremos a construção dos sistemas de fossa, filtro e sumidouro, após um estudo que identificará a melhor solução para esta comunidade”, explicou Gleudes.

Moradora da localidade há três anos, Priscila Vieira, de 29 anos, contou que ela e os vizinhos já aguardavam há muito tempo uma solução para a falta de tratamento de esgoto na rua em que vive. “O sentimento hoje é de alegria. Nós moradores estamos muito felizes com a presença da Sanemar e por saber que há o interesse real de investimento na nossa rua. Estamos há muito tempo aguardando por ações para o tratamento do nosso esgoto”, disse ela.