Os cinco polos de atendimento abertos para atender as vítimas da chuva em Maricá cadastraram, até o fim de quinta-feira (07/04), 2.681 pessoas. Deste total, 906 pessoas procuraram atendimento no polo Mumbuca, justamente um dos bairros mais afetados pela chuva, e outras 867 foram cadastradas no polo Flamengo. No Bananal, foram identificadas até agora 333 vítimas do temporal, além de 317 no Marquês e 250 pessoas em Bambuí. A sede da Prefeitura em Itaipuaçu, que funciona como centro de coleta de doações, acabou cadastrando oito pessoas.

Nos polos, as famílias prejudicadas pela forte chuva do fim de semana passado são recebidas por um serviço de triagem, que têm facilitado o acesso aos benefícios que a Prefeitura de Maricá disponibilizou. Ao todo, 91 famílias já estão com dinheiro do aluguel social na conta do Banco Mumbuca e 60 pessoas desabrigadas foram transferidas para pousadas da cidade com subsídio do Governo Municipal.

Os polos – montados no Flamengo, na Mumbuca, no Marquês, em Bambuí e em Itaipuaçu – contam com equipes multidisciplinares da Defesa Civil e das Secretarias de Habitação, Direitos Humanos, Assistência Social e Economia Solidária, que avaliam as necessidades de cada pessoa e a encaminham para os respectivos serviços, como aluguel social e cadastro em programas assistenciais da Prefeitura. Os polos funcionam das 9h às 17h, e estarão abertos até sábado (09/04).

Além do cadastramento das vítimas, os polos também funcionam como pontos de distribuição de cestas básicas e de kits com produtos de limpeza: de terça (05) até a quinta-feira (07), foram entregues 2.144 cestas básicas – 771 na Mumbuca, 710 no Flamengo, 284 no Bananal, 230 em Bambuí, 135 no Marquês e sete em Itaipuaçu – e 2.310 kits de limpeza, dos quais 801 na Mumbuca, 751 no Flamengo, 269 no Bananal, 221 em Bambuí, 262 no Marquês e seis em Itaipuaçu.