A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, em conjunto com a ONG Contato, abriu na quarta-feira (06/04) as inscrições para as primeiras turmas do Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Inicialmente, serão 20 vagas semanais, de forma rotativa divididas, em dois turnos:  dez vagas às terças-feiras de manhã (de 9h30 às 11h) e dez vagas às quintas-feiras à tarde (de 14h30 às 16h), explorando o lúdico e o sensorial como ferramentas do planejamento pedagógico. 

A iniciativa prevê a criação de um espaço onde crianças com deficiência, de seis até dez anos, sejam estimuladas e orientadas desde cedo a se perceberem como indivíduos de direitos como qualquer outra pessoa perante a sociedade, em uma construção contínua e global voltada a despertá-las para a compreensão de temáticas como inclusão, respeito à diversidade, responsabilidade social, entre outras.

As aulas serão presenciais a partir de 12/04 na sede do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), em Araçatiba. Todos os itens utilizados nas atividades serão fornecidos pelo espaço, bem como o transporte acessível para pessoas com deficiência, conforme disponibilidade de vagas e mediante solicitação prévia pelo telefone 3005-4107.

 

Foco do trabalho: autonomia

 

Entre os conteúdos do planejamento será falado sobre formas de comunicação, como a língua brasileira de sinais (Libras); formas de escrita e leitura, como o sistema  Braille; dispositivos de acessibilidade; além de recursos de tecnologia assistiva; bem como cidadania, inclusão, respeito ao próximo e tantos outros assuntos. Será também uma oportunidade para que os alunos conheçam e se familiarizem com o CRPI, um local acessível, que passou por adaptações estruturais para que pudesse proporcionar uma maior autonomia na realização das tarefas.

“É fundamental semear a criança com informação durante toda sua infância para que assumam, o quanto antes, seus lugares de fala com propriedade, compreendendo o quão importante elas são para a mudança de uma sociedade ainda tão impregnada pelo preconceito e capacitismo. Queremos que as crianças conheçam o CRPI, já que até nosso mobiliário segue os padrões sugeridos pelas normas de acessibilidade”, comentou Crys Perlingeiro, gerente do CRPI.  

 

Vagas rotativas

 

Todas as dez vagas, tanto no turno da manhã quanto à tarde, têm por objetivo contemplar o maior número possível de crianças assistidas. Aos que quiserem passar uma manhã ou tarde no CRPI, participando das atividades, basta agendar sua ida com 24 horas de antecedência. 

“Essa foi a melhor forma que encontramos de aproveitar nosso espaço: colocamos como pré-requisito para a inscrição o prévio agendamento da participação da criança. Portanto, havendo vagas, todos serão bem-vindos!”, comentou a pedagoga Analu Barros.

 

Inscrições e transporte

 

As inscrições podem ser realizadas com 24 horas de antecedência, pelo telefone do CRPI (3005-4107) ou presencialmente na unidade técnica, de segunda a sexta, em horário comercial. Os candidatos deverão apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e um documento que comprove a deficiência.

Semanalmente, haverá um comunicado sobre itinerário e pontos de embarques do transporte gratuito para o local. Os informes serão pelo Instagram (@crpimarica); Facebook (Centro de Referência em Políticas Inclusivas – CRPI Maricá); site (www.maricapoliticasinclusivas.com.br) e pelo telefone (21)3005-4107.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here