A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, em conjunto com a ONG Contato, iniciou na segunda-feira (04/04) a oficina de produção de ovos e trufas de chocolate para pessoas com deficiência e seus familiares, que buscam capacitação profissional e a possibilidade de obter uma renda extra na Páscoa.

As aulas acontecem na sede do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), com intérprete de libras, acessibilidade e são ministradas pela voluntária Vanessa Pinho, que é empreendedora no ramo de confeitaria há sete anos.

“É uma oficina que ajuda a agregar valores, conhecimento e interatividade entre pessoas com deficiência e seus familiares. Uma oficina que estimula a produção, vendas e muito mais”, comentou a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto.

Vinte alunos participam das oficinas, pela manhã e à tarde, aprendendo sobre as técnicas de banho-maria, moldagem dos ovos, manuseio e venda dos produtos, que podem proporcionar uma renda extra durante a Páscoa.

“Estou achando ótimo poder participar do curso! Meu objetivo é fazer para distribuir para as crianças carentes da rua onde moro”, comentou Andrea Antunes, 40 anos, moradora do Bairro da Amizade.

Para Ligia Ferreira, acompanhante de Luana Serra, que tem Síndrome de Down, a iniciativa estimula a interatividade, a integração e o companheirismo. “Achei ótima essa oficina para as crianças com deficiência e seus responsáveis. Tenho certeza que será ótimo para o desenvolvimento da Luana, que adora ajudar na cozinha!”, comentou ela.

Aulas também serão oferecidas pela internet

Aline Lima, subgerente do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), explica que o principal objetivo da oficina é proporcionar capacitação profissional a essas pessoas, para inclusão no mercado de trabalho e aumento da renda doméstica. Segundo ela, o material também será gravado e divulgado on-line.

“Tivemos uma procura significativa para a oficina e, por isso, nos organizamos para disponibilizar o conteúdo também em videoaulas e uma apostila instrutiva para download. Os vídeos terão tradução em Libras e legendas, e os inscritos receberão um certificado digital”, disse.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here