Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), implementou nesta quinta-feira (31/03) o primeiro ciclo de formação da nova Diretoria de Economia Solidária do órgão, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. As formações deverão acontecer mensalmente e têm o intuito de fortalecer a equipe de trabalho para atender a quem pretende empreender ou já empreende e quer expandir seus negócios.

A diretoria será comandada pelo jornalista, com especialização em Gestão Pública e Responsabilidade Social, Eugênio Soares, que foi apresentado à equipe durante a reunião. O grupo estará em pleno funcionamento nos próximos seis meses e vai preparar os canais da Diretoria de Economia Solidária para prestar um serviço ainda mais próximo da população. O presidente da Codemar, Olavo Noleto, conduziu o evento, que recebeu também os secretários João Carlos de Lima (Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher) e Adalton Mendonça (Economia Solidária), além da presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello.

“Nossa meta é fazer da Codemar, por meio desta diretoria, um vetor de desenvolvimento local sustentável que vai beneficiar pequenos negócios dos cidadãos. Na prática, nós queremos dar o suporte que a pessoa precisa para fazer seu negócio prosperar com a expertise que temos com empreendimentos maiores”, explicou o presidente da Codemar.

Segundo Eugênio Soares, a diretoria quer ajudar a inserir a população nos grandes investimentos que estão a caminho, como o Porto de Jaconé e o Complexo Turístico Maraey, na restinga de Maricá.

“Vamos estimular negócios sociais, startups, cooperativas, projetos de inovação tecnológica e todo tipo de empreendimento, e a ideia é fomentar em todos os bairros. O que queremos é que a população participe de forma ativa do boom de investimentos que vem por aí, e que não seja somente empregada deles”, projetou o novo diretor.

Maricá do futuro com economia plural

Para o secretário de Economia Solidária de Maricá, a iniciativa da Codemar reforça a tendência do governo de incentivar e ampliar este novo modelo econômico, que favorece e integra todas as classes. “Uma amostra de que Maricá está no caminho certo é que o Banco Mumbuca está hoje no topo da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, ou seja, é algo cada vez mais consolidado entre nós. Atualmente, o modelo de economia capitalista está em colapso, e se não for adotado o modelo solidário de economia estaremos sempre no caos”, alertou Adalton Mendonça.

Já a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, considerou o ciclo de formação um momento importante na busca do que se quer para o futuro e o presente da cidade. “Estamos idealizando uma Maricá pós-royalties, justamente nos preparando para o fim deste recurso, e a hora de construir isso é agora. O que queremos é uma cidade forte, unida e desenvolvida”, afirmou Manuela.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here