A Prefeitura de Maricá, em uma parceria com as secretarias de Educação e de Cultura, levou a Caravana da Cultura para a Escola Municipal Levy Carlos Ribeiro, em São José de Imbassaí, nesta quarta-feira (30/03). Durante todo o dia, a quadra da unidade virou um grande espaço de mágica, música e contação de histórias para crianças da educação infantil, com direito a pipoca para acompanhar o espetáculo, que também foi parte das comemorações pelos 22 anos de funcionamento da unidade escolar.

Os pequenos interagiram bastante dançando e cantando com o grupo do Programa Maricá das Artes, que levou diferentes brincadeiras, feitas com o auxílio de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A preocupação com a inclusão social chamou a atenção de Rosa Elisa Rodrigues, funcionária da escola que cuidava de dois alunos com indícios de autismo leve. “Estou encantada, porque isso é inclusão de fato, que estimula a participação real da criança. É sempre melhor um programa que chega a todas as crianças”, avaliou.

Para a diretora da escola, Thayse Cortese, a atividade proporciona um enorme aprendizado para as crianças. “Isso mostra que a cultura e a educação devem sempre andar lado a lado, pois são coisas indissociáveis”, frisou ela, que teve a fala endossada pelo coordenador de Educação Integral da Secretaria de Educação, Maurício Souza. “É preciso ter a consciência de que estar na escola não é apenas ler e escrever, mas que a interação da escola com pais e alunos a partir de atividades como esta também é fundamental”, afirmou.