Foto: Anselmo Mourão

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá promoveu neste sábado (26/03), na Barra de Maricá, a primeira seleção de guarda-vidas voluntários, uma iniciativa que visa incentivar o engajamento e a participação dos maricaenses no apoio ao Grupamento de Prevenção e Salvamento Marítimo. Nesta primeira etapa – outras seleções serão feitas ainda em abril – compareceram 28 interessados.

Os candidatos, todos maiores de 18 anos, estiveram na praia, na altura da Rua 4, onde fizeram um pré-cadastro e foram submetidos a testes físicos e de conhecimentos específicos – apenas um foi considerado inapto. Em seguida, passaram por um treinamento em que simularam o resgate de uma vítima de afogamento e aplicação dos procedimentos de primeiros socorros.

“O serviço voluntário de guarda-vidas sempre existiu nas praias e orlas de Maricá, mas de maneira espontânea, até desorganizada. Agora, com essas seleções, estamos cadastrando os interessados, que podem procurar a Defesa Civil para se inscrever. É um trabalho importante, que melhora a qualidade do serviço prestado. E aproveitamos para orientar os jovens nas práticas de atividade física e de saúde”, disse o secretário Fabrício Bittencourt.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here