Desfile da União de Maricá no grupo B do Carnaval - Foto: Divulgação

A Escola de Samba União de Maricá apresentou na quarta-feira (16/3) seu enredo para o Carnaval de 2022 para o desfile na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, Zona Norte do Rio. Com o tema “A Revolução da Alegria”, a agremiação busca uma vaga no grupo de acesso da Marquês de Sapucaí no ano que vem.

A apresentação aos órgãos de imprensa aconteceu na nova quadra da escola, que fica na rodovia RJ-106, altura do 28,5 km, e foi conduzida pelo presidente da União de Maricá, João Carlos de Lima, o ‘Birigu’. Ele estava acompanhado pelo carnavalesco Renato Figueiredo e pela diretora da ala de passistas, Taís Azevedo.

A quadra foi adquirida em outubro de 2021 e decorada com grandes fotos de outros desfiles da escola. Na área externa, as paredes receberam caricaturas de famosos sambistas, como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, além de homenagens ao ex-presidente da escola, Mauro Alemão, falecido no ano passado, e ao cantor e compositor Claudinho Guimarães, que morreu em 2020.

A revolução da alegria

Sobre a escolha do enredo, Birigu falou sobre os principais projetos implementados  na cidade que refletiram  diretamente na satisfação e alegria dos moradores nos últimos anos.

“Maricá hoje vive uma revolução que se reflete na alegria que vemos nos olhos de quem usa os ônibus vermelhinhos, a moeda Mumbuca e o Passaporte Universitário, por exemplo. Esse  tema é bastante pertinente”, destacou.

O desfile da União de Maricá será no dia 30 de abril, por volta de uma hora da madrugada, com a participação de cerca de 800 componentes. Segundo Birigu, a  meta da escola, fundada em maio de 2015, é chegar ao desfile da Sapucaí em 2023.

“Estamos a um degrau de conseguir nosso objetivo, pois o grupo de acesso é o que está imediatamente acima de onde estamos e os dois primeiros colocados do nosso desfile garantem uma vaga. Por isso vamos com tudo para a avenida”, afirmou o presidente.

Agenda de eventos na nova quadra

Na sexta-feira (18), aconteceu a coroação do rei da bateria da escola; No dia 25, será apresentado o intérprete Ito Melodia (que vai cantar ao lado de Mateus Gaúcho) e também o novo samba-enredo. Para abril, está prevista uma feijoada em homenagem a São Jorge no dia 23, dia do santo.

O carnavalesco Renato Figueiredo explicou que a ideia é juntar a alegria natural do carnaval com a revolução social que ocorre na cidade atualmente. “O desfile será dividido em ‘arte, cidadania e festa e o que vamos mostrar é uma apresentação digna de se estar na Marquês de Sapucaí, com estrutura e sofisticação dos melhores desfiles já vistos”, disse Renato.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here