A Prefeitura de Maricá organiza de 20 a 25 de março diversas atividades da Semana da Síndrome de Down – o dia é celebrado mundialmente em 21/03. Entre as ações estão palestras com profissionais da rede municipal de assistência social e familiares, um concurso de vídeos curtos para app Tik Tok, além de atividades na Lagoa de Araçatiba com canoa, corrida de triciclo, yoga e alongamento.

A programação começa no domingo (20/03), com atividades para as pessoas com Síndrome de Down, na Lagoa de Araçatiba. Das 9h às 12h, a Secretaria de Assistência Social vai oferecer modalidades de interação para o público-alvo, como canoa polinésia adaptada, corrida de triciclo adaptado, yoga, alongamento e circuito. A ação é uma parceria com o projeto “Empresto minhas pernas” da Organização da Sociedade Civil Rede Cicle.

No “Empresto minhas pernas”, o objetivo é fazer com que as pessoas com deficiência tenham autonomia (física e/ou mental) a partir da interação com voluntários participantes, em práticas esportivas.

“Queremos incentivar o profissional a direcionar o olhar para as alterações comuns em variadas deficiências e mostrar que a pessoa com Down pode interagir com as demais, fazer esporte, dançar, brincar. Esse é um evento de inclusão social”, destaca o secretário de Assistência Social, Jorge Castor.

Jornada com troca de experiências sobre a Síndrome de Down

Na quarta-feira (23), das 9h às 17h, acontece a primeira edição da Jornada Científica T21, com enfoque na condição genética Trissomia do Cromossomo 21, mais conhecida como Síndrome de Down. A jornada será uma troca de conhecimentos, por meio de palestras e vivências, entre profissionais da rede, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, pessoas com a síndrome e familiares.

“As pessoas com Síndrome de Down, que perpassam por todo esse contexto de alterações e comorbidades, dissipando a barreira do preconceito, também fazem parte da jornada e terão voz”, afirma a coordenadora de Inclusão da secretaria, a fonoaudióloga Bárbara Arêas.

As inscrições da Jornada Científica T21 estão abertas, mas as vagas são limitadas a 70 participantes. O cadastro é gratuito e será realizado até o dia 22/03 ou até preencherem as vagas. Os interessados precisam acessar o link de inscrições (https://www.sympla.com.br/i-jornada-cientifica-t21__1517236) e informar o nome completo e email para a emissão do certificado. O evento acontecerá na Universidade Vassouras, campus Maricá, no Flamengo.

A data é lembrada mundialmente no dia 21/03 desde 2006 em alusão à Trissomia do Cromossomo 21, porque as pessoas que possuem a Síndrome de Down carregam 3 cromossomos número 21.

A Semana da Síndrome de Down será encerrada na sexta-feira (25) com exibição do filme “Cromossomo 21”, no Rotary Clube de Maricá, às 14h. Em seguida, acontece uma confraternização com concurso de coreografia do TiK Tok com pessoas com Síndrome de Down.

Programação:

Domingo (20/03) – 9h às 12h
Evento com canoa polinésia adaptada, corrida de triciclo adaptado, yoga, alongamento, circuito, entre outras modalidades. Parceria da prefeitura com projeto ‘Empresto minhas pernas’, da Rede Cicle.
Local: Lagoa de Araçatiba (Rua Álvares de Castro)

Quarta-feira (23/03) – 9h às 17h
Jornada Científica T21 com troca de conhecimentos por meio de palestras e vivências entre profissionais da rede, familiares e pessoas com Síndrome de Down
Local: Universidade Vassouras – Campus Maricá (Avenida Governador Roberto Silveira, 437, Flamengo)

Palestras:
– “A Síndrome de Down e acometimento cardíaco. Principais alterações”. Palestrante: Dr. Fabiano Marins, médico cardiologista

– “O discurso narrativo e a fluência da fala – Aspectos da linguagem na Síndrome de Down”. Palestrante: Dra. Ana Cláudia Ribeiro, fonoaudióloga do Centro de Reabilitação de Maricá

– “A Instabilidade atlantoaxial e a hiporfrouxidão ligamentar na Síndrome de Down”. Palestrante: Dra Mirela Lugão, fisioterapeuta da Equoterapia de Maricá.

– “A importância do equilíbrio nutricional ante às alterações hormonais e endocrinológicas na T21”. Palestrante: Dra Mitsu Azevedo, nutricionista do Centro de Reabilitação de Maricá.

– “Autonomia/Independência da pessoa jovem e adulta T21”. Palestrante: Dr. Leonídio Guedes, psicólogo do Centro de Reabilitação de Maricá.

Sexta-feira (25/03) – 14h

Exibição do filme “Cromossomo 21” e confraternização com concurso de coreografia do TiK Tok com pessoas com Síndrome de Down.
Local: Rotary Clube Maricá (Rua Pastor Alcione Sobral, 5 – Caxito)