Foto: Elsson Campos

Iniciativa da Prefeitura de Maricá, o livro “Estudos Maricaenses, o município de Maricá em debate” chegou impresso nas mãos dos autores nesta terça-feira (15/03). Publicação lançada digitalmente em maio de 2021, já é referência na análise da cidade, com citações em trabalhos acadêmicos de várias instituições de renome. Dos três mil exemplares físicos, uma parte será distribuída pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) nas escolas do município. A obra continua disponível em formato PDF para download e, em breve, terá novo volume. 

O livro contém 15 artigos, divididos entre os temas desenvolvimento econômico, planejamento urbano e história e cultura. Nesta terça, o presidente do IDR, Romário Galvão, anunciou que no segundo semestre será lançado o edital para seleção dos textos que serão publicados no próximo volume dos “Estudos”, previsto para ser publicado em 2023. 

“Este primeiro livro é o cumprimento de uma tarefa que nos foi dada pelo prefeito Fabiano Horta: de que o IDR produzisse registro desse ciclo virtuoso pelo qual passa Maricá. Temos que agradecer aos pesquisadores, que compreenderam o objetivo do projeto, de sistematizar conhecimento sobre as experiências que Maricá tem vivido na última década e o impacto disso na vida das pessoas. O primeiro volume dos ‘Estudos’ marca época pela avaliação científica das transformações da cidade”, afirmou Galvão.

O livro é também o primeiro produto da Editora IDR, que se consolida como veículo de escoamento da produção acadêmica e científica a partir da realidade maricaense. 

“O IDR tem apenas três anos de existência, dos quais dois tomados pela pandemia, mas, ainda assim, lançamos a editora do instituto. O pesquisador sabe que vale a pena investir em conhecimento, por ter esse canal de distribuição de sua produção”, avaliou o presidente do instituto.

 

Iniciativa do IDR é fundamental para pesquisadores, diz professora da UFRJ

 

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elizabeth Souza é autora de um artigo no livro sobre a modelagem geográfica da cidade, com um prognóstico da situação de Maricá em 2030, a partir de variáveis como uso do solo, crescimento da mancha urbana e interferências ambientais. 

“A partir daí, apresentamos quais as áreas, na nossa visão, que precisam de maior cuidado. O livro apresenta essas recomendações com um resumo da relevância dessas áreas e das medidas a serem implantadas. A importância de iniciativas como a do IDR é enorme, pela possibilidade de escoar nossa produção e fazê-la chegar à população, além de dar chance a novos pesquisadores de publicarem seus resultados”, explicou a professora.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here