A Prefeitura de Maricá promove a partir das 10h30 desta quarta-feira (23/02) uma palestra em atenção ao Dia Mundial das Doenças Raras com a participação de Caio Sousa, presidente da comissão dos direitos da pessoa com deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e membro da comissão de doenças raras do Estado do Rio.

Doenças raras são definidas como aquelas que afetam um número reduzido de pessoas: 65 indivíduos a cada 100 mil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Organizado pela Secretaria de Assistência Social, o evento é aberto ao público e acontece no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Rua Domício da Gama 239, no Centro (em frente ao Cine Henfil). Os interessados podem se inscrever enviando e-mail para ciama.marica@gmail.com. Todos os participantes receberão um certificado de participação na palestra.

Data instituída em 2008 ocorre a cada quatro anos

Em todo o mundo, desde 2008 há um dia dedicado à conscientização sobre as doenças raras, como forma de dar mais visibilidade ao tema, ainda bastante negligenciado, e melhorar a assistência médica aos pacientes. Segundo a definição da OMS, hoje há cerca de 300 milhões de pessoas afetadas por algum tipo de doença rara – 13 milhões delas são brasileiras.

Criada por iniciativa da União Europeia, o Dia Mundial das Doenças Raras foi fixado no dia 29 de fevereiro, por este ser um dia “raro”, já que só ocorre a cada quatro anos – nos anos não bissextos, como é o caso de 2022, a data é celebrada no dia anterior, 28 de fevereiro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here