A Prefeitura de Maricá vai disponibilizar a partir de março novos serviços empresariais nas unidades dos Serviços Integrados Municipal (SIM) de Inoã e Itaipuaçu. Os contribuintes poderão dar entrada no processo para emissão de Boletim de Ocupação e Funcionamento (Licença Sanitária), alvará de Legalização de Eventos, Prescrição de Débito, Legalização de Autônomo, além de dar baixa na inscrição (quando encerram as atividades). Hoje essas ações são realizadas somente na unidade do Centro.

Atualmente, os pontos descentralizados do SIM atendem centenas de pessoas ligadas ao ramo empresarial. Só o de Inoã, em 2021, realizou mais de 360 atendimentos nesse setor.

“O cidadão não precisará se deslocar até o SIM Centro para concluir serviços que podem ser finalizados aqui mesmo no local”, disse Letícia Nogueira, gerente do SIM de Inoã.

Visitas técnicas para aprimorar atendimento

Para garantir que as unidades estejam preparadas para a entrada dos novos serviços, a gerência do setor empresarial da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Fazenda tem visitado periodicamente os polos do SIM de Inoã e Itaipuaçu.

“A população está aumentando, novas empresas estão sendo abertas e mais pessoas estão correndo em busca do sonho de abrir o próprio negócio. A prefeitura está acompanhando essa evolução”, destacou Guilherme Porto, gerente empresarial da secretaria, que fez a visita técnica no último dia 14/02 com a coordenadora da Casa do Empreendedor, Andressa Passos.

O secretário Leonardo Alves destacou a importância do setor empresarial para Maricá e disse que as visitas técnicas são essenciais para melhoria dos serviços oferecidos à população.

“Nosso objetivo é dar todas as condições para que os empresários possam desenvolver suas atividades no município, garantindo que eles tenham cada vez mais acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura”, afirma o secretário Leonardo Alves.

O setor empresarial da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Fazenda atende a todas as demandas relacionadas a grandes e pequenas empresas, empreendedores e microempreendedores individuais. O departamento também auxilia pessoas físicas, ajudando na legalização de autônomos e profissionais liberais.